Saber liderar está entre uma das habilidades necessárias para gerir um negócio
Estar à frente de um negócio exige muito mais do que vontade e boas ideias. Algumas características são primordiais para gerir uma empresa, e saber liderar está entre elas. A parte boa é que essa é uma habilidade que pode ser adquirida, com muito conhecimento e capacitações.
Com um teste de autoavaliação gratuito, disponibilizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), é possível conhecer suas forças e sua capacidade como um líder empreendedor, e a partir daí, entender o que precisa ser trabalhado para se tornar um líder.
“Esta é uma oportunidade para o empreendedor que deseja se conhecer melhor e identificar aspectos que podem ser importantes para esta jornada como líder, influenciando, motivando e gerindo uma equipe com eficiência e maestria“, destaca Andrea Gama.
Os interessados podem buscar pela autoavaliação através do link: https://cliente.sebraees.com.br/lideranca, que também disponibiliza outros serviços como consultorias para acompanhamento dos resultados da autoavaliação e gestão de pessoas, capacitação para uma boa formação de equipes, entre outras soluções com foco em alta performance da equipe.
De pai para filho
Muito se fala na sucessão familiar de empresas, sejam elas rurais ou urbanas, mas você sabia que isso também tem relação direta com a liderança? Formar os filhos como líderes para darem seguimento ao negócio é um dos grandes desafios dos empreendedores.
No Espírito Santo, alguns casos se destacam como a empresa Sathler Baby que está há mais de 25 anos no mercado. Fundada em 1994 por Wolmer Sathler, hoje ela segue sendo gerida pela família. O filho, Lucas Sathler, relembra a própria trajetória até assumir os negócios em 2018.
“Comecei a trabalhar em 2012 organizando depósito de arquivo morto na empresa, como estagiário, depois subi de cargo para office boy, auxiliar de escritório e subi para auxiliar financeiro. Foi uma trajetória de quatro anos e meio até começar a ter uma visão de gestor, passei por todas as áreas da empresa e aprendi o principal ponto da sucessão: as pessoas, aquelas pessoas que estavam antes de mim e as que iriam chegar depois de mim“, conta Lucas Sathler.
Conforme relata Lucas, o processo de sucessão exige um preparo e mais do que isso, planejamento. Após os quatro anos passando pelos setores da empresa, ele seguiu os passos dos pais: fez o Empretec, e juntos, o Lider Coach e uma consultoria de sucessão familiar que deu origem ao Conselho da empresa.
“Durante dois anos fui tomando uma forma de gestor, aprimorando a postura, a fala, decisões. O Conselho da empresa foi algo determinante para uma boa sucessão. Quando entramos no conselho não existe pai e filho, pensamos na empresa e podemos discutir o que for, quando saímos da reunião, saímos sem remorso algum. De 2018 para cá, tenho assumido mais o papel de gestor, mas sempre com o apoio do Conselho“, relata Lucas.
Assim como a família Sathler, outros empreendedores também podem buscar pelo Sebrae/ES para trabalhar a liderança na empresa. Estão sendo disponibilizados o curso online de sucessão familiar e o curso presencial do Lider Coach. Mais informações pelo link: https://cliente.sebraees.com.br/lideranca.
Leia também ….
- Vídeo | Polícia prende dois homens suspeitos de tráfico de drogas e apreende armas em Colatina
- Acordar na madrugada para comer pode ser distúrbio de sono, diz médica
- Primeiro Festival de Ginástica Rítmica de Colatina acontece neste sábado (13)
- Prefeitura reestrutura guarda municipal de Colatina
- Homem é morto a tiros dentro de carro em Baixo Guandu