Colatina em Ação – 22 de maio de 2022
Faleceu neste domingo (22), aos 91 anos, Lourenço Bosi, por décadas dono da Farmácia Líder, mas conhecida pelo povo como Farmácia do Lourenço, localizada na Avenida Getúlio Vargas, no centro de Colatina, hoje Farmácia Bosi. Lourenço Bosi faz parte da história de Colatina. Era o plano de saúde do pobre.
Logo nas primeiras horas da manhã, o experiente farmacêutico prático, começava a atender uma variada clientela, desde produtores rurais às populações da periferia, e até às pessoas mais esclarecidas da cidade que depositavam nele inteira confiança devido à sua larga experiência na atividade que abraçou.
Lourenço Bosi atendia/consultava a qualquer dia da semana e a qualquer hora. Tratava das verminoses, infecções, inflamações e ainda realizava pequenas cirurgias (joelho ralado, furúnculo, nascidas, picada de peçonhentos, bronquite…) era um médico generalista. Vinha gente até de outros municípios para buscar alívio às suas moléstias.
“No passado a medicina não era tão avançada, mas a minha farmácia possuía remédios da época que atendia diversas enfermidades“, comentou Lourenço em uma reportagem da revista Nossa de outubro de 1989, citando a título de curiosidade os remédios para tratamento de vermes, como Pão Vermina,Tiro Seguro, Vermicida Brasil, Vermóides, Ankilostomina e Pílulas Vitalizantes; para anemia, a Pílula Brasil; para tratamento intestinal, o Purgante Aguardente Alemã; e como antibiótico anti-infecção, os únicos eram o Cloranfenicol e Sulfadiazina. Prixal era o remédio principal para fricção em dores musculares e reumáticas.
Entrevista para o Jornal A Gazeta no ano de 1984
Num canto, cercado de caixas de remédios por todos os lados, um homem de 53 anos de idade atende a uma moça que apresenta ar cansado, doentio. Ele é o farmacêutico Lourenço Bosi, proprietário da Farmácia Líder e estabelecido há 30 anos em Colatina, mas que, por nascimento, é de Santa Tereza, Bosi, ar simpático e muito popular na cidade, suspende por momentos o atendimento da moça para falar de Colatina, da transformação sofrida pela região desde que ele chegou para ficar.
“Eu gosto disso aqui. Aliás, eu adoro isto aqui”, diz ele animadamente, respondendo à primeira pergunta sobre o sentimento que tem pela cidade e pelo município.
Quando cheguei aqui há 30 anos atrás, os carros passavam de 10 em 10 minutos. Os remédios que me chegavam para a farmácia vinham de trem até a estação ferroviária e de lá para cá eram transportados em charretes, cavalos mesmo e carroças…”
Em seguida, o ativo farmacêutico, cuja orientação é respeitada por centenas de pessoas que o procuram semanalmente, enfatiza a gratuidade do trabalho que presta à comunidade. Embora atenda um grande número de pessoas diariamente no interior da farmácia, ele não cobra nada pelas consultas e também não é molestado pelos médicos da região. “Eu faço isto tentando ajudar as pessoas e me sinto bem assim”, afirma.
Ajudar as pessoas que o procuravam
Conforme o bancário Sebastião Ferreira, que trabalhou com Loureço Bosi, “foi meu primeiro emprego. Trabalhei pouco mais que 6 anos na Farmácia Líder, antes de ser aprovado em concurso público do Banestes S.A, em 1985.
O Sr. Lourenço Bosi era um homem correto e trabalhador, sempre dedicado a ajudar às pessoas que o procuravam. Enfim, o Lourenço foi um exemplo para minha vida pessoal e profissional. Ele demonstrava sentir-se orgulhoso e feliz pelo meu crescimento profissional. Sou muito grato de ter iniciado minha carreira profissional na antiga Farmácia Líder”.
Prefeito Guerino Balestrassi decreta Luto Oficial
O Prefeito Municipal de Colatina, do Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais, em consonância com as normas de cerimonial público, instituídas pelo Decreto Federal nº 70.274, de 09/03/1982, e
Considerando o falecimento do Sr. LOURENÇO BOSI, ocorrido no dia 22/05/2022, o qual teve uma trajetória brilhante e importante no município de Colatina, contribuindo para área de saúde como um dos primeiros farmacêuticos do município, que sempre atendeu a população com muita dedicação e carinho, desde produtores rurais às populações urbanas, que depositavam nele inteira confiança devido à sua larga experiência na atividade.
Considerando que o Sr. LOURENÇO BOSI, teve uma trajetória de destaque em sua incansável batalha em defesa da saúde do povo colatinense, atendendo com cordialidade e respeito os moradores que diariamente faziam filas em sua farmácia, transmitindo a cada um a esperança da cura e um tratamento igualitário, tornando-se merecedor do respeito e gratidão dos cidadãos deste Município.
DECRETA:
Art. 1º – Fica declarado “LUTO OFICIAL” no âmbito do território do Município de Colatina, por 03 (três) dias, contados da data deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento do Sr. LOURENÇO BOSI.
Art. 2º – Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Lourenço Bosi deixa esposa e seis filhos, três homens e três mulheres e netos.
O corpo de Lourenço Bosi está sendo velado na Capela Mortuária da Igreja Católica de São Silvano, de onde sairá para o enterro às 16:30, no Cemitério de São Vicente.
Leia também ….
- PRESSÃO ALTA: Como conseguir remédio mais barato e pelo SUS
- Prefeitura é condenada a indenizar estudante que vivenciou situação vexatória em sala de aula
- Acidente entre moto e carro deixa motociclista ferido em Colatina
- Operação polícial flagra 22 mil m² de áreas de preservação desmatadas em Santa Teresa
- Atletas de Colatina participam do Campeonato Estadual de Muaythai