Colatina em Ação – 23 de abril de 2022
Muitas mulheres sonham em se tornar mãe e desejam se preparar para que tudo ocorra conforme planejado. No entanto, alguns casais podem encontrar dificuldades para engravidar, que podem estar relacionados ao estilo de vida do casal ou infertilidade de um dos parceiros.
Os exames que detectam infertilidade são bastante importantes, eles ajudam a identificar casos que podem ser tratados com medicamentos e mudança no estilo de vida para a tão sonhada gestação.
No caso das mulheres, exames ginecológicos e acompanhamento do período fértil são bem importantes. Veja abaixo 6 dicas para aumentar a fertilidade da mulher.
1- Visitas frequentes ao ginecologista
As visitas frequentes ao ginecologista são essenciais para verificar a saúde reprodutiva da mulher. É nessas consultas que é possível tirar dúvidas sobre sintomas, estilo de vida e comportamentos que ajudam a resultar na gravidez.
Existem doenças que dificultam a fecundação, como a endometriose. Uma doença que afeta de 30 a 50% da população feminina que deseja engravidar.
Entre os sintomas de endometriose estão as cólicas, dores abdominais, ao evacuar, urinar e demais sinais que podem ser relatados nas consultas com ginecologista.
2- Acompanhar o período fértil
É importante acompanhar o período fértil que ocorre 5 dias antes da menstruação, período em que acontece a liberação dos óvulos e dura em média de 2 a 8 dias, dependendo do organismo da mulher.
O período fértil costuma ocorrer 5 dias antes do ciclo e se entende até 3 dias após a ovulação. Por isso, é importante aumentar as relações sexuais durante esse período, principalmente de 2 a 3 dias após a ovulação.
3- Manter um estilo de vida mais saudável
Outra dica para aumentar a fertilidade feminina é manter um estilo de vida mais saudável, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco.
Além disso, ter boas noites de sono também contribuem para liberação de melatonina, o hormônio com efeito antioxidante e positivo para a fertilidade.
4- Cuidar da alimentação
Além de mudanças no estilo de vida, cuidar da alimentação também ajuda a engravidar, principalmente para se manter com peso ideal para a saúde da mulher e do feto.
Investir em uma alimentação rica com nutrientes, vitamina B12, ômega 3 e ácido fólico podem contribuir para o aumento das chances de engravidar.
5- Praticar atividades físicas regulares
Entre as mudanças de estilo de vida estão as práticas de atividades físicas regulares, indicadas para manter o peso e ajudam na liberação de hormônios como a progesterona.
A prática de exercícios leves como caminhada, pilates e ioga ajudam a liberar hormônios de felicidade, mantendo a saúde mental saudável.
6- Manter a saúde mental
Os exercícios físicos ajudam a manter a saúde mental, liberam substâncias de prazer que contribuem para a saúde mental.
No entanto, no seu dia a dia é importante identificar situações que envolvem estresse e ansiedade que afetam a produção de óvulos.
Por isso, inclua em sua rotina atividades que geram momentos satisfatórios e cuide da sua saúde mental para aumentar a sua fertilidade.
Leia também ….
- Colatina – Cristo aberto para visitação no feriado de Nossa Senhora da Penha
- Usina Hidrelétrica de Aimorés realiza testes das sirenes
- Carnês para recolhimento dos tributos anuais da Prefeitura de Colatina estão disponíveis apenas on-line
- Vídeo | Desabamento em Vila Velha: bombeiros encerram resgate e confirmam terceira morte
- VÍDEOS | Prédio desaba após explosão em bairro de Vila Velha