Para manter a pele saudável no verão, especialistas recomendam associar procedimentos estéticos com cuidados preventivos diários. Entenda como a seguir!
Colatina em Ação – 18 de fevereiro de 2022
O verão é a estação preferida de muitas pessoas com o sol, calor e férias. Apesar do lado bom, o período também está relacionado com a intensificação de danos à pele causados pelo excesso de radiação solar.
Os principais problemas que podem surgir ou intensificar no verão incluem a oleosidade da pele, com aumento da acne, surgimento e escurecimento de manchas e melasmas.
Além de aprofundamento dos sinais de envelhecimento no rosto, como rugas e linhas de expressão marcadas.
Esse conjunto de insatisfações, típicas do verão, pode ser tratado com procedimentos estéticos específicos recomendados para a estação e também cuidados preventivos.
A seguir, conheça 6 tratamentos e procedimentos estéticos que podem contribuir na reversão e amenização desses problemas.
1. Limpeza de pele
Apesar de um cuidado simples, uma limpeza de pele profissional pode contribuir no controle da oleosidade da pele ao fazer a remoção das impurezas e também de cravos e espinhas.
Com a pele mais limpa, é mais fácil controlar a oleosidade no dia a dia e ter melhores resultados com os tratamentos diários, inclusive no uso de cosméticos.
Pesquisar maneiras de realizar um skincare ideal e costumeiro, é um começo que pode ajudar muito.
2. Peeling químico
O peeling químico pode ter diversas profundidades, de acordo com o problema que está sendo visado. Ele é indicado para condições como:
- excesso de oleosidade;
- manchas faciais e melasmas;
- cicatrizes acneicas;
- flacidez facial.
Com a exposição ao sol, o escurecimento de manchas é uma das principais reclamações no verão, sendo que esse procedimento estético pode contribuir na amenização do quadro.
3. Microdermoabrasão
A microdermoabrasão, também chamada de peeling de cristal, promove uma esfoliação profissional para remoção das camadas superficiais da pele.
É recomendada para amenizar melasmas, mas também contribui na eliminação de impurezas e controle da oleosidade.
É fundamental evitar a exposição solar após o tratamento e investir no uso diário do protetor solar.
4. Microagulhamento
O microagulhamento é uma técnica que utiliza um roller com microagulhas para causar uma abrasão controlada da pele. Por meio das microlesões, o organismo envia mais nutrientes ao local para recuperar os tecidos.
Com isso, o microagulhamento estimula o aumento da circulação sanguínea e produção de colágeno no local tratado, o que contribui no tratamento de manchas, mas também redução das rugas e aumento da firmeza da pele.
O procedimento também pode ser combinado com o uso de medicamentos, compostos vitamínicos e cosméticos para agir como drug delivery, aumentando a absorção das substâncias benéficas à pele.
5. Laser de CO2
O tratamento com laser de CO2 na região facial é recomendado para amenizar manchas e estimular a produção de colágeno ao promover uma elevação da temperatura dos tecidos.
O calor vai resultar no aumento da circulação sanguínea local e estímulo à produção das fibras de elastina e colágeno, ajudando ainda na amenização de rugas e flacidez.
6. Ultrassom microfocado
O ultrassom microfocado está entre os procedimentos estéticos recomendados no verão, mas seu foco é, especialmente, a amenização de sinais de envelhecimento facial, como rugas e flacidez.
A técnica permite que haja uma contração dos tecidos dérmicos a partir do estímulo à produção de colágeno e elastina.
Além disso, pode ser focado em insatisfações estéticas específicas, como suavizar o sulco nasogeniano, elevar as sobrancelhas e pálpebras e contribuir na definição do contorno facial e do maxilar, promovendo um efeito lifting.
Como prevenir os danos à pele no verão?
Apesar dos diversos procedimentos estéticos que podem ser realizados no verão visando cuidar da pele, o mais recomendado é adotar práticas no dia a dia para prevenir tais ocorrências, como:
- usar o protetor solar diariamente, com reaplicação a cada 3 horas mesmo quando permanecer em ambientes fechados;
- conciliar o uso do protetor solar com o uso de uma substância antioxidante para aumentar a proteção contra radiação solar, como a vitamina C;
- ter uma rotina de limpeza e hidratação da face ao menos duas vezes por dia, de manhã e à noite;
- remover cosméticos e maquiagem usados durante o dia antes de dormir, aplicando produtos específicos de tratamento noturno;
- evitar a exposição excessiva ao sol recorrendo ao protetor solar, mas também a chapéus e bonés e evitando tomar sol entre as 10h e 16h;
- evitar a realização de tratamento com ácidos fotossensíveis e, caso fizer, abusar do protetor solar e evitar à exposição direta ao sol;
- manter a hidratação, com consumo adequado de água diariamente e também investir na hidratação da pele;
- ter cuidado no manuseio de substâncias fotossensíveis que aumentam as chances de manchas e queimaduras na pele, como limão, laranja, tangerina e figo.
A união de cuidados do dia a dia para prevenir os problemas de pele no verão com os procedimentos estéticos para amenizar ou reverter ocorrências comuns na estação é o ideal para uma pele mais bonita e saudável, independente da estação.
Leia também ….
- Prazo para inscrição no Concurso Público da Sedu é prorrogado para segunda(21)
- Colatina realiza mutirão de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (19)
- Colégio em Colatina arrecada água mineral para Petrópolis
- Aprenda a técnica da repetição espaçada para estudar
- Motorista perde controle do carro na lama e capota na BR-259, em Resplendor(MG)