Colatina em Ação – 08 de fevereiro de 2022
A Fundação Renova enviou ao jornal Folha1, às 15 horas de hoje (8/2), uma nota esclarecendo sua posição sobre o pagamento do AFE (auxílio financeiro emergencial), que motivou pela manhã um protesto dos pescadores profissionais, fechando a linha férrea da Vale na altura da cidade de Itueta/MG (Leia a matéria clicando aqui).
A nota da Fundação Renova, na íntegra:
A Fundação Renova esclarece que considera legítima qualquer manifestação popular, coletiva ou individual e reafirma que possui o diálogo como prática norteadora de suas ações.
A Fundação Renova informa ainda que iniciou o processo de atualização de dados para correção de pagamentos do Auxílio Financeiro Emergencial (AFE) a pessoas que não comprovam perda de renda e interrupção das suas atividades produtivas e econômicas decorrentes diretamente do rompimento da barragem de Fundão.
Para isso, solicitou a apresentação de documentos que comprovam o dano àquelas pessoas que até o momento não o fizeram. Caso a pessoa não apresente os documentos dentro do prazo de 30 dias, o pagamento do seu Auxílio Financeiro Emergencial será cessado.
A documentação solicitada deve ser enviada por meio do Fale Conosco, do Portal do Usuário, através da aba de manifestações, ou nos CIAs (Centros de Informação e Atendimento), no prazo de 30 dias a partir do recebimento/conhecimento da comunicação.
Até dezembro de 2021, foram pagos R$ 19,6 bilhões nas ações de reparação e compensação. Deste valor, R$ 8,71 bilhões foram destinados ao pagamento de indenizações, incluindo lucros cessantes e auxílios financeiros emergenciais para cerca de 363,5 mil pessoas.
Fonte: Folha 1
Leia também …..
- Vídeo | Oito veículos foram furtados em Colatina desde a noite do último domingo (6).
- Vídeo | Carreta com carga de café tomba na ES-248 em Colatina
- Colatina continua vacinação para adolescentes e adultos nesta quarta (09)
- Pescadores profissionais fecham a linha férrea da Vale em protesto contra o corte do AFE
- Feira Livre Orgânica de Colatina em novo horário de funcionamento