Segundo Ministério das Relações Exteriores, são 4,2 milhões de brasileiros moram no exterior
Colatina em Ação – 26 de janeiro de 2022
Mais brasileiros vêm tentando a vida fora do país. É o que apontam os dados do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), que mostram um crescimento de 67% no número de apostilamentos para morar ou estudar fora entre junho e novembro do ano passado. A comparação é feita com base no mesmo período de 2020.
Segundo a entidade, foram mais de 912 mil pedidos de validação computados no período, contra 544 mil em 2020. No detalhamento do estudo, é mostrado que as solicitações de vistos para estudos e aberturas de processos de dupla cidadania teve um crescimento ainda maior, de 131% no comparativo do segundo semestre de 2020 e do mesmo período de 2021.
O último levantamento do Ministério das Relações Exteriores, mostra que, entre 2018 e 2020, o aumento foi de quase 20% no número de brasileiros vivendo legalmente no exterior. De acordo com a pasta, o número chega a 4,2 milhões de pessoas.
O diretor de Registro de Títulos e Documentos e Civis de Pessoas Jurídicas do Sinoreg-ES, Moises Barbosa de Souza Filho, explica que esse aumento mostra que uma demanda de pessoas que pretendem passar mais tempo fora do país para morar ou estudar. “Desde 2015, quando a função de apostilamento passou para os cartórios, o acesso para esse serviço foi facilitado. Antes, era preciso buscar pelo Ministério das Relações Exteriores, que pedia um prazo de pelo menos seis meses”, pontua o diretor.
Para onde vão os brasileiros
O Ministério de Relações Exteriores estima que a grande maioria dos brasileiros que moram fora do país, 46%, vivem na América do Norte. Na sequência, o continente europeu abriga 30% desses brasileiros e outros 14% optaram por continuar na América do Sul, ainda que em outras nações.
A maior comunidade de brasileiros ao redor do mundo está nos Estados Unidos: 1,8 milhões de residentes. O país é seguido de Portugal e do Paraguai que somam, cada, cerca de 250 mil moradores de origem verde e amarela.
Leia também ….
- Dupla é presa com notas falsas em Rio Bananal
- Empresas ofertam o 56 vagas de emprego no Sine de Colatina nesta quarta(26)
- Vídeo: veículo de passeio e caminhonete colidem na BR-259 em Colatina
- Vídeo | Em mau estado de conservação, ponte oferece risco aos moradores de Colatina
- Covid-19 explode em Colatina, quase 1000 casos confirmados e um óbito nas últimas 24 horas