Colatina em Ação – 10 de janeiro de 2022
As chuvas em Minas Gerais provocam desde a semana passada um rastro de destruição, com mortes e centenas de desabrigados em vários municípios. Na região da capital Belo Horizonte a situação é mais crítica, porém na bacia do rio Doce a preocupação também é grande: além de Aimorés, a cidade de Governador Valadares emitiu alerta de inundações no perímetro urbano.
Segundo a Defesa Civil (Veja vídeo abaixo), a Usina Hidrelétrica de Aimorés alertou sobre o aumento da vazão no Rio doce até a próxima quinta-feira, o que pode provocar inundações no perímetro urbano, especialmente no bairro Barra do Manhuaçu, em Aimorés.
No Espírito Santo
No estado do Espírito Santo choveu muito também na última semana, porém com menor intensidade do que em Minas Gerais.
Em Baixo Guandu , desde a última quinta-feira, foram aproximadamente 130mm de chuva, com registro de alagamentos em ruas e danos bem fortes nas estradas que dão acesso aos distritos, porém sem registro de desabrigados. O rio Doce geralmente não provoca grandes danos no perímetro urbano, pelo fato do curso dele estar em em nível mais baixo das edificações da cidade.
O rio Guandu subiu consideravelmente durante o final de semana, porém ainda sem preocupar os moradores ribeirinhos.
Mas a Defesa Civil de Baixo Guandu emitiu, na tarde de ontem, um alerta de que o nível dos rios Doce e Guandu devem continuar subindo, pedindo atenção dos moradores ribeirinhos com relação a possíveis inundações e retirada de pertences.
Fonte: Site Folha 1
Leia também ….
- CPRM – Boletim informa tendência de subida do nível do Rio Doce em Colatina, na próximas horas
- Prefeitura emite comunicado sobre Rio Doce em Colatina
- Vale suspende viagens do Trem de Passageiros Vitória-Minas após chuvas
- Vídeo | Carro com quatro ocupantes bate em poste no centro de Colatina
- Inmet – Instituto emite aviso de chuvas intensas para cidades capixabas