Portal Colatina em Ação – 11 de outubro de 2021
A Defesa Civil do Espírito Santo anunciou, no início da tarde desta segunda-feira (11), a elevação do estado de atenção para o estado de alerta, devido às fortes chuvas que caem sobre o Estado. A chuva, que desde sábado (9) atinge o Espírito Santo, já provocou alagamentos em várias cidades capixabas.
Com a chuva sem parar no território capixaba, é grande a possibilidade de mais problemas, de forma que a Defesa Civil seguirá monitorando o sistema de informação de desastres 24 horas por dia, acompanhando índices pluviométricos, previsões meteorológicas, avisos e alertas.
A previsão, segundo Boletim de Avisos Meteorológicos e Alertas, é de chuva expressiva em parte do Estado, durante esta segunda-feira (11). A terça-feira (12), no entanto, deverá contar com chuva menos intensa no Estado. Porém, ela pode cair na forma de pancada em alguns pontos.
Também segundo o boletim, chove de forma moderada, a qualquer hora desta segunda (11), em todas as regiões, acarretando em grandes acumulados de chuva. A chuva não deve ser acompanhada de outros fenômenos adversos. O acumulado deste dia deve ser expressivo, podendo representar entre 40 e 60% da média de chuva para um outubro típico em algumas regiões e se aproximando do total de chuva do mês nas vizinhanças da Grande Vitória e da Região Nordeste do Espírito Santo.
ALERTA DO INMET
O Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, renovou o alerta meteorológico para todo o Espírito Santo e agora também destaca para a possibilidade de acumulado de chuva nas próximas 24 horas. Até as 10h desta terça-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, todas as regiões capixabas podem acumular volumes entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.
O alerta do Inmet se estende também para todo o Estado do Rio de Janeiro e para as cidades mineiras que fazem divisa com o ES e o RJ.
Os aguaceiros contabilizados até o momento no Estado indicam que Cariacica foi o município que mais choveu, 85.5 mm nas últimas 24h, seguido por Vila Velha, com 78.11 mm. Na sequência aparecem a Serra, com 71.58 mm, Viana, com 69.8 mm e Guarapari com 61.95 mm. A Capital contabilizou 51.77 mm, de acordo com a Defesa Civil estadual.
Leia também ….
- Sesa lança editais para a contratação temporária de profissionais de diversos níveis
- Colatina registra 23mm de chuvas nas últimas 24 horas
- Motorista perde controle de veículo e bate em poste na Avenida João Cavassani em Colatina
- Morre motociclista que sofreu acidente no distrito de Boapaba em Colatina
- Motorista perde controle de carro e cai em ribanceira às margens da rodovia ES-080