Portal Colatina em Ação – 20 de setembro de 2021
Setembro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de intestino, é o “Setembro Verde”. Neste domingo, o ator Luis Gustavo, 87, morreu após complicações desse tipo de tumor.
Segundo a médica oncologista *Virgínia Altoé Sessa, idade e excesso de peso são os principais fatores de risco para o surgimento da doença. “Para a população geral (sem risco aumentado de câncer), é recomendado que, após os 45 anos, comece o rastreamento dos tumores de intestino, sendo o principal método a colonoscopia.”
A médica explica que os principais sinais do câncer de intestino, que costuma ser mais silencioso no começo, podem envolver a presença de sangue ou muco nas fezes, cólicas abdominais, mudança no hábito intestinal, fezes escuras, anemia, entre outros.
E o que aumenta as chances de desenvolver o câncer de intestino?
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os fatores mais relacionados com o surgimento desse tipo de câncer são:
– Idade igual ou acima de 50 anos
– Excesso de peso corporal
– Alimentação não saudável
– Consumo excessivo de carnes processadas
– Tabagismo
– Histórico pessoal de câncer ou pólipos
A especialista ressalta que o histórico familiar e doenças inflamatórias na região intestinal também são fatores que podem influenciar. “A prevenção é importantíssima e deve ser feita através do cultivo de bons hábitos, exercícios e acompanhamento médico”, alerta Sessa.
*Médica oncologista Virgínia Altoé Sessa