* Por Marcos Sávio
Portal Colatina em Ação – 02 de setembro de 2021
2 de setembro de 1931, nascia nas terras frias de Santa Teresa/ES um menininho pelado, magrelinho, esmirrado, e, segundo diziam, achavam que ele nem iria vingar.
Ledo engano!!! O desmilinguido brilhou e cobriu seu mundo de melodia e alegria com dignidade, beleza e maestria.
Imagina só… o cara tem OUVIDO ABSOLUTO!!!
Antes de falar sobre o grande pioneiro do ensino de teclado em Colatina e exímio forrozeiro que abrilhantou os eventos e fazia a galera vibrar e dançar, passemos a falar de sua trajetória.
Seu Américo saiu de Santa Teresa aos 7 anos, e a família se estabeleceu em Fartura, que pertencia a Colatina.
Teve uma infância rica e trabalhadora. Rica no sentido familiar e cultural, pois todos trabalhavam com afinco na serraria da família, e, paralelo a isso, Seu Américo dedilhava com esmero sua sanfona.
Não gostou muito daquela barulheira de serras e motores, pois sempre foi apaixonado por música e não largava seu acordeão.
Foi pro mundo difundir sua arte e distribuir muita alegria aos “xonados” por um arrasta-pé. É lógico que sem aprovação do velho pai brabo, Hilário, que dizia que música não dava dinheiro nem camisa pra ninguém!!!
Errou também… Seu Américo vingou e era chamado pra tudo que era festa. Depois evoluiu pro teclado, o que deu um upgrade no seu trabalho.
Exímio ourives
Casou!!! Américo se apaixonou pela moça bela e recatada que morava na Divisa (próximo a São Domingos do Norte): Iracy Storch, Tita para os íntimos. Amor à primeira vista, casamento, logo, logo.
Aí veio uma fieira de filho: Márcia, Napoleão, Mônica, Fernando e Mirela. Nesse meio tempo já estava morando em Colatina.
Ah… ia me esquecendo: Seu Américo sempre foi um exímio ourives, ofício que seus dois filhos homens herdaram e hoje mantêm seus negócios com muito trabalho e profissionalismo.
Manteve uma “vida dupla” entre a ourivesaria e a música até a saúde e a idade pedirem um tempo.
Pra contar todo o envolvimento desse músico abnegado com a música e os shows, precisaria de mais uns três aniversários… fiquemos só com a alegria e energia que ele sempre emanou no calor de seu ofício.
Hoje, feliz e contemplativo e com o dever cumprido, Seu Américo, no alto de seus mágicos 90 anos, continua tocando e alegrando os filhos, netos, parentes e amigos com aquilo que ele tem de mais puro: o amor pela família e pela música.!!!!
Parabéns, Seu Américo!!! Comemore muito esses 90 anos com esse brilho infantil nos olhos e o coração repleto de amor, carinho e alegria.
Com grande admiração e respeito, dou-lhe meus parabéns e um grande abraço, desejando mais vida, plena de graça e sabedoria.
*Do seu genro pirado, Marcos Sávio
Meu Querido Américo eu nunca te esqueci!!! Minha vida maravilhosa te guardo no meu coração meu anjo tanta saudade tantas lembranças !!! Tantos shows infantil fizemos,quem me dera poder voltar e fazer diferente!!! Roviany Galvão quem te Ama para sempre… poderia escrever um livro !!!! Que Sonho esse pequeno momento e gigante
emoção!!!! ‘Super fantástico amigo que bom estar contigo no meu coração vamos cantar novamente cantar alegremente mais uma canção”
É muito Amor !!! Eu querido américo nesse momento é muito emoção envolvida tanta saudade como seria bom poder voltar e fazer tudo diferente e viver os melhores momentos da minha vida te guardo e te levo no meu coração nunca te esqueci e por isso mesmo me deu a vontade de procurar você anjo poderia escrever um livro é mágico esse momento muita emoção!!! Roviany Galvão “super fantástico amigo que bom estar contigo no meu coração vamos cantar novamente cantar alegremente mais uma canção” o Presente e meu ter esse espaço e desejar meus Parabéns com muito carinho 💓🙏 até um dia abençoado!!!