Portal Colatina em Ação – 14 de julho de 2021
O policial militar reformado Jorge Angélico Nolasco, ingressado na Polícia Militar do ES em 04 de setembro de 1945, aceitou a nobre missão de integrar um contingente que chegaria a região de Barra de São Francisco a fim de auxiliar no conflito territorial entre Minas Gerais e Espírito Santo, chamado de Contestado. Nesta semana, Jorge Angélico completou 100 anos de vida.
“Seu Jorge”, como é conhecido na região Francisquense, é de uma origem familiar marcada pela escravidão. Seus pais tiveram quatro filhos, sendo ele um desbravador desde muito cedo. Jorge relata que seu grande sonho era estudar e viu na Polícia Militar uma oportunidade de conquistar o feito.
Aos 24 anos ingressou na carreira militar e após passar um período de treinamento na academia de polícia, mais especificamente no ano de 1946, chegou à região de Barra de São Francisco, juntamente com mais 46 militares, a fim de proteger a divisa entre os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais.
Memória admirável
Jorge relembra que a região era de extensa mata e os únicos itens que ele e os demais militares carregavam consigo era uma mochila, um cantil, um pano de barraca, estacas, caneca, ferramenta de sapato, capote e um fuzil (baioneta).
Seu comandante, na época, disse que Jorge ficaria na região apenas por 15 dias, mas o policial se encantou com o local e com todas as amizades construídas nesse tempo. Atualmente faz 76 anos que reside na região de Barra de São Francisco.
Apesar de Jorge ser um centenário, sua memória é admirável. O PM reformado se recorda de cada detalhe, datas dos acontecimentos da época e dos nomes de cada militar que com ele trabalhou.
Diversos papeis
Jorge diz que suas maiores e melhores histórias foram construídas estando na instituição militar. O PM ressalta ainda que devido a região noroeste não haver grandes povoados fazia com que o policial assumisse diversos papéis por onde passava como juiz de paz, psicólogo, policial, amigo, conselheiro e acima de tudo um agente da lei.
Jorge formou sua família e construiu sua história nessas terras, sendo ele o responsável pela abertura de diversas estradas da região, inclusive a que liga o município de Mantenópolis/ES a Barra de São Francisco/ES, em que, segundo o militar, ele mesmo colocou a mão na massa.
Jorge já recebeu diversos reconhecimentos pela sua história como o título de “Homem de Honra” e o Diploma “Construtores da Paz”. E hoje, é o militar mais antigo da região de Barra de São Francisco. Completou 100 anos de vida no último dia 12 de julho.
Leia também ….
- Sedu divulga resultado da Chamada Pública da Educação de Jovens e Adultos(EJA)
- Colatina vacina pessoas com mais de 27 anos nesta quarta-feira(14)
- Colatina registra 30 casos de Coronavírus em 24 horas e 65 curados
- Vândalos picham Pedra do Cruzeiro em Marilândia
- Alunos plantam 100 mudas de árvores às margens do Rio Doce em Colatina