Este é o segundo ano que a unidade confecciona os tapetes, ano passado foram 30 metros de tapetes
Portal Colatina em Ação – 03 de junho de 2021
A tradição dos tapetes de Corpus Christi embelezou os corredores do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), no Noroeste do Estado, nesta quarta-feira (02). As detentas confeccionaram um tapete de 70 metros com materiais recicláveis, para celebrar a data do calendário católico comemorada nesta quinta-feira (03).
Durante 15 dias, as mulheres trabalharam com mais de 100 bolinhas de desodorante rollon, 100 kg de palha de café, frascos de shampoo, borra de café, 100 kg de pó de serra, 10 sacos de pedras de jardinagem, 60 CDs, rolos de papel higiênico, 1000 tampinhas de garrafa , caixas de ovos, 1000 fuxicos confeccionados pelas internas, 30 sacos de areia colorida , 10 kg de glitter, papel kraft, cascas de madeira, papel laminado, entre outros materiais recicláveis, para formar a arte no chão da unidade. Os itens reutilizáveis e sustentáveis foram fornecidos por parceiros e profissionais do centro prisional.
Ao todo, 10 internas participaram da confecção dos tapetes, obedecendo todos os cuidados com relação ao COVID-19: uso de máscaras, álcool gel, distanciamento.
O processo foi acompanhado por inspetores penitenciários, a coordenação foi do Setor Psicossocial e da Direção da Unidade Prisional.
Por conta da pandemia, desde o ano passado, não houve a já tradicional confecção dos tapetes de Corpus Christi, como todos os anos, aqui em Colatina. Fato que levou a direção do presídio, a ideia de realizar a confecção dos mesmos dentro da própria unidade prisional.
A direção do Centro Prisional, informou ainda que, no próximo sábado (05), haverá visitas de familiares às internas e os tapetes ficarão expostos. Todas as internas da unidade também terão a oportunidade de verem os tapetes.
O que é Corpus Christi
Corpus Christi é uma expressão originária do latim que significa “corpo de Cristo” e é uma referência ao que ela celebra, a eucaristia. No catolicismo, é uma forma de lembrar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
A celebração não tem data fixa no calendário. O Corpus Christi é comemorado 60 dias após a Páscoa, que é realizada 40 dias depois da Quarta-feira de Cinzas, que marca o fim do carnaval.
A comemoração teve início no pontificado do papa Urbano IV, no século 13, com o transporte do cálice e da hóstia numa estrutura chamada Santíssimo durante a procissão. Já a tradição dos tapetes, segundo estudiosos, começou em Portugal e, depois, foi trazida para o Brasil.
Leia também ….
- Sejus abre inscrições de processo seletivo para inspetor penitenciário
- Sedu entregará nova remessa de cestas básicas a alunos da Rede Estadual
- Estado recebe mais de 123 mil doses da Fiocruz nesta quarta-feira (02)
- Colatina finaliza vacinação de professores da rede básica de ensino
- Covid-19: Idosa de Colatina recebe 2ª dose da vacina no dia que completa 102 anos