Portal Colatina em Ação – 16 de maio de 2021
O músico Gilmar Roque Dalmaschio, o Gyma Gil, faleceu na manhã deste domingo (16) em Colatina. O músico lutava contra o câncer há meses e, nos últimos 20 dias, ocorreu a piora de seu estado de saúde, não suportando as complicações da doença, vindo a falecer às 11 horas deste domingo(16).
Segundo o próprio Gyma, ele começou a tocar desde garoto, por volta dos 10 anos de idade, contava que a irmã comprou um violão para aprender a tocar, e ele se interessou e não parou mais.
De acordo com a irmã, Elizabeth Dalmaschio Ferreira, “Gyma foi um autodidata. Quando vimos ele estava tocando na Igreja. Depois cantamos juntos em muitos casamentos e há mais ou menos 31 anos ele iniciou carreira solo, tocando e cantando profissionalmente”. Segundo ainda a irmão, “Gyma era perfeccionista. Ele tentava ser perfeito em tudo o que fazia. Amava a família e com a música não foi diferente. Dedicava-se de corpo e alma à música. Era uma joia rara”.
Desde o início de sua carreira, quando tocava contrabaixo no grupo musical Independentes, em uma garagem no bairro Nossa Senhora Aparecida, até seus últimos shows com a banda Eclipse como vocalista, Gyma deu exemplo de profissionalismo e talento.
Banda Eclipse, da esquerda para direita, Brito baterista, Marquinhos guitarra solo e vocal, Moá, guitarra base e vocal, Gyma, vocalista principal, Wesley, teclados e Sérgio Paiva, contrabaixo e vocal.
Segundo guitarrista e vocal da Banda Eclipse, Moacyr Dalla Júnior, o Moá, “O Gyma era pessoa dotada de bom coração e atencioso com todos, amigo que deixa uma saudade enorme. Convivi com Mariola (era assim que carinhosamente eu o chamava), mais de 30 anos de convívio principalmente musical, dividimos o palco centenas e mais centenas de vezes, cantamos juntos, rimos juntos, bebemos juntos, sempre fomos amigos do maior respeito. Fato marcante era a expectativa para festa do cafona, escolha de roupas, etc, festa da qual tocamos e cantamos juntos durante 18 anos seguidos. Fica a admiração e a saudade.”
Gyma Gil, vocalista da Banda Eclipse no baile dos anos sessenta do dia 31 de julho de 2010, Clube Itajubi, em Colatina. Assista o vídeo:
Gyma era um apaixonado pelas corridas de formula 1, onde esteve presente por várias vezes nos bastidores dos autódromos ao lado de pilotos famosos, confira as fotos abaixo.
O ex-auditor da antiga Teleste, Gilmar Roque Dalmaschio, faleceu aos 59 anos e deixou a esposa Miriam Campana, os filhos Melina, Marcela e Gabriel, além de muitas pessoas que, durante seus 40 anos de carreira, tiveram a oportunidade de ver e ouvir o que Gyma mais sabia fazer: encantar através da música.