Moradores do distrito de Laginha de Pancas-ES, noroeste do Espirito Santo, relataram um possível tremor de terra acontecido na manhã desta quarta-feira, 12 de maio. Segundo relatos, foram três tremores seguidos, por volta de 7h30, sem registros de danos materiais.
De acordo com moradores, foi possível ouvir um forte estrondo e a terra tremeu. Nas redes sociais vários moradores relataram que o tremor aconteceu, algo incomum na nossa região, mas não impossível. Moradores há 2km de distância um do outro sentiram o mesmo impacto da terra tremendo.
Terremotos não são muito comuns no Brasil, pois o país está localizado no centro de uma placa tectônica. Mas já foram registrados tremores de mais de seis graus na escala Richter, o que é considerado alto e pode causar danos materiais.
Esses fenômenos podem ser causados por vulcanismo, movimentação das placas tectônicas e falhas geológicas. No Brasil o caso mais comum são as falhas geológicas. Elas ocorrem com maior frequência na região Nordeste, devido à intensa movimentação interna da Terra nessa localidade.
No Brasil, os terremotos são causados por dois motivos, o primeiro refere-se ao desgaste das placas tectônicas, que promove um leve tremor da terra, quase imperceptível. Já o segundo ocorre pelo choque das placas tectônicas, em que há o epicentro do terremoto, ou seja, local onde ele é sentido com mais força e propaga-se por todos os lados. Nem sempre a área de contato da placa é o epicentro do tremor.
Ainda não se sabe a causa do tremor de terra no distrito de Laginha de Pancas.
Fonte: Site Amo Pancas
- Professores e profissionais da segurança continuam sendo vacinados em Colatina
- Educação de Colatina divulga edital de convocação de professores DT’s
- Vídeo | Caminhão carregado com gesso tomba no bairro São Braz, em Colatina
- Colatina registra um óbito por Coronavírus e 14 novos casos nas últimas 24hr
- Hospital de Colatina deve ressarcir idoso que teve o cartão de crédito furtado durante internação