Portal Colatina em Ação – 11 de maio de 2021
No período de 5 a 9 de maio, policiais militares da Terceira Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (3ª Cia do BPMA) e agentes de fiscalização ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) executaram diversas ações durante o desdobramento da Operação EUTERPE III, nas Unidades de Conservação (Floresta Nacional do Rio Preto, Reserva Biológica do Córrego do Veado e Reserva Biológica do Córrego Grande).
Jovem de 20 anos, morre em acidente de moto na BR-259 em Colatina
Estas unidades ficam localizadas nos municípios de Conceição da Barra, Pedro Canário e Pinheiros. A operação visou coibir/reprimir os crimes ambientais contra a fauna e flora silvestres, na região de fronteira entre os Estados da Bahia e Espírito Santo.
Vídeo | Motorista morre após caminhão de combustível pegar fogo em Afonso Cláudio
No dia 7, foram realizadas incursões no entorno e vias de acesso à Unidade de Conservação da Floresta Nacional do Rio Preto, ocasião em que foram executadas diversas blitzen, em locais estratégicos, com abordagens a pessoas e veículos, sendo realizadas ações de cunho educativo junto às comunidades locais sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Prefeitura de Colatina divulga retorno às aulas
Durante a realização de uma blitz, um condutor não obedeceu a ordem de parada dos policiais e furou o bloqueio policial, sendo, ato contínuo, realizado o acompanhamento e interceptação do veículo. Após a abordagem, os militares detiveram o condutor em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, sendo com ele apreendidos: uma espingarda calibre 36, 16 cartuchos de mesmo calibre, duas armadilhas do tipo canhão, uma rede de espera, uma camisa camuflada, uma touca ninja, três pios para atrair pássaros, um frasco contendo bagos de chumbo, um frasco contendo pólvora, um aparelho celular, além de uma bolsa contendo diversos documentos.
No dia 9, enquanto realizavam o patrulhamento pela zona de amortecimento da Floresta Nacional do Rio Preto, os policiais observaram duas pessoas realizando plantio em uma área de vegetação de eucalipto cortada. Ato contínuo, um dos cidadãos foi visto pela guarnição adentrando em uma vegetação próxima, dispensando um objeto, após perceber a aproximação dos militares.
Diante da atitude suspeita, os policiais realizaram uma busca no local e localizaram um revólver calibre .22, carregado com sete munições intactas, além de 13 munições de calibre .22, que estavam em uma sacola no interior do veículo dos suspeitos.
O capitão Fabrício Pereira Rocha, comandante da 3ª Cia do BPMA, ressalta que as operações conjuntas com os demais órgãos ambientais tem sido e continuarão a ser intensificadas buscando a prevenção e, quando necessária, a repressão de crimes ambientais relacionados à fauna e flora silvestres, para que todos possam gozar de um meio ambiente equilibrado e saudável, para as presentes e futuras gerações.
“A Polícia Militar Ambiental conta com o apoio da população para denunciar os crimes ambientais, o que pode ser através do Serviço Disque-Denúncia 181 ou pelo site www.disquedenuncia181.es.gov.br”, destaca o oficial.