A morte do artista e professor não foi causada pelo Coronavírus
Portal Colatina em Ação – 25 de abril de 2021
Faleceu na tarde deste domingo(25), aos 87 anos, o artista plástico, poeta, diretor de teatro e escritor Filogônio Barbosa de Aguilar. Filogônio que estava internado para tratamento de um câncer, veio a óbito por falência múltiplas dos órgãos.
O artista plástico e escritor mineiro mais colatinenses de todos, Filogônio, o Filó como gostava de ser chamado era um consagrado autor de romances ambientados no município que escolheu para viver.
Pintor, escritor, Filogônio se formou em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina (Fafic), foi professor de Língua Portuguesa, Redação e Expressão, Literatura Brasileira e Educação Artística na Escola Agrotécnica Federal.
Recentemente, a Secretaria de Cultura de Colatina escolheu Filogônio como presidente de honra da recém criada Academia de Letras e Artes do município
Filogônio nasceu em Minas Gerais, em 1934, mas se tornou colatinense de coração. Aos 16 anos de idade, realizou a sua primeira exposição de pinturas. O incrível talento levou o artista a participar de exposições nacionais e internacionais. Foram mais de 5 mil pinturas em mais de 70 anos de carreira.
O prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, decretou luto oficial de três dias no município.
A prefeitura de Colatina informou em sua rede social
Que o ETERNO possa lhe conceder um bom lugar!!! Aos familiares….Deus vos conforte sempre!!
Ao “ausente”…, Querido prof. Filó: eternos agradecimentos pelos conhecimentos a mim transpassados…. agradecido pelos traços nós desenhos q tenho até hoje!!!….
Grande perda!!
Ex-aluno EAFCOL:
Aderban – Teix. De Freitas Ba
ELE FOI MEU MESTRE INCENTIVADOR, SOU HOJE UM ARTISTA PLÁSTICO EM EVELUÇÃO, DEVO MUITO ISSO A ELE. DEUS TOMARÁ CONTA DE SEU ESPÍRITO .
É UMA PENA QUE NÃO TEMOS AINDA NENHUMA DE SUAS INUMERAS OBRAS REGISTRADAS NAS REDES SOCIAIS.
PS: O BÚFALO E O ÍNDIO (TELA NO ROL DE ENTRADA DO ANTIGO CINE IDELMAR DE COLATINA),TENHO GUARDADO ATÉ HOJE NA MINHA MEMÓRIA.