Crea sugere que moradores não retornem ainda para o prédio
Portal Colatina em Ação – 23 de abril de 2021
A piscina do edifício Parador, um prédio de luxo na orla da Praia de Itaparica, em Vila Velha, desabou sobre a garagem do edifício na noite desta quinta-feira. Nenhuma pessoa ficou ferida e também não havia carros no local.
Por orientação da Defesa Civil do município, todos os moradores foram orientados a deixarem os imóveis das duas torres. A piscina estava localizada na primeira torre.
Segundo o agente da Defesa Civil que coordena os trabalhos no edifício, Gilvandro Pinto, o síndico informou que foram cerca de 90 famílias que deixaram os imóveis. Ele destacou que ainda na noite desta terça, a construtora Argo, responsável pela obra, já realizava o escoramento do subsolo.
A empresa também esteve presente durante toda a noite e madrugada. Um engenheiro da Defesa Civil Municipal solicitou o projeto do edifício à Argo para elaboração do laudo que vai indicar a possível causa do desabamento. Os trabalhos do órgão foram retomados na manhã desta sexta-feira.
Em nota, a construtora destaca que está prestando a assistência necessária às famílias do prédio, além de colaborar com as autoridades e órgãos competentes para apurar as causas. Também reforça que não houve feridos.
O edifício passa por vistorias técnicas e fiscal do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e da Defesa Civil na manhã desta sexta-feira (24).
Equipes de fiscais e especialistas do Conselho estarão no local para analisar a situação, buscar identificar as possíveis causas do acidente, verificar registros de projetos e de responsabilidade técnica. A previsão é de que o trabalho dos engenheiros especialistas do Conselho prossiga durante todo o dia.