Portal Colatina em Ação – 23 de abril de 2021
Por 10 votos a 2, a Câmara Municipal de Baixo Guandu decidiu, em sessão realizada na segunda-feira (19/04), mudar o nome do Parque Municipal da Lagoa, situação que está provocando críticas severas dos moradores nas redes sociais.
O Parque terá agora o nome de Elci Pereira, o “Pereirão”, conforme gosta de definir o prefeito Lastênio Cardoso, que deve sancionar o projeto de lei aprovado, de autoria do vereador Eliseu Siqueira. “Eu quero mudar o nome do Parque”, deixou claro o vereador Eliseu na sessão da Câmara, ignorando solenemente centenas de manifestações de moradores contrárias ao novo nome.
Existe uma quase unanimidade na cidade para permanecer o nome “Parque da Lagoa”, porém 10 vereadores votaram pela mudança no nome, homenageando o ex-prefeito Elci Pereira. Os votos contrários à mudança foram dos vereadores Sueli Teodoro e Alderino Gonçalves. O presidente da Câmara Leandro da Kimacol não votou na sessão, mas ontem foi nas redes sociais manifestar que também é favorável ao novo nome.
Desconstruir
O objetivo da mudança do nome Parque da Lagoa é claro: desconstruir a imagem do ex-prefeito Neto Barros, que idealizou a área de lazer e a entregou à população em outubro do ano passado. Mas o “capricho” de quem quis mudar o nome do Parque, conforme definiu a vereadora Sueli Teodoro, está custando muito caro aos vereadores e ao prefeito.
Desde segunda-feira, as redes sociais se movimentam na cidade contra a mudança do nome do Parque, com críticas severas aos vereadores e ao prefeito Lastênio Cardoso, que comprou a briga e bateu boca com alguns manifestantes.
Confira abaixo algumas opiniões nas redes sociais:
Filha do ex-prefeito Cici lamenta mudança no nome do Parque da Lagoa e diz que fizeram politicagem com o nome do pai.
A filha do ex-prefeito Elci Pereira, o Cici, Adriana Guzzo Pereira Assis, escreveu no dia 19 de abril uma carta destinada aos vereadores de Baixo Guandu, abordando a questão da mudança do nome do Parque da Lagoa, efetivada através de projeto de lei aprovado naquela data.
Adriana Guzzo Pereira Assis, filha do ex-prefeito Elci Pereira considera, na carta, que a família sofreu desgaste psicológico com toda a celeuma da mudança do nome e afirma que pediu ao vereador Eliseu que mantivesse o nome “Parque da Lagoa”, acrescentando-se apenas o nome Elci Pereira, porém o parlamentar disse que desta forma haveria ilegalidade no projeto.
A carta da filha do ex-prefeito Cici destinada aos vereadores diz o seguinte, na íntegra:
Boa tarde, caros vereadores.
Sou Adriana Guzzo Pereira Assis, filha do ex-prefeito Elci Pereira (Cici).
Relato sobre a situação do “Parque da Lagoa”.
Quando o Parque da Lagoa estava sendo construído, o vereador Dragão, pediu a Tina sua secretária na época para me procurar falar sobre o projeto de homenagear o Parque com o nome do meu pai. Entrei em contato com meus irmãos e nós três concordarmos. Passou e veio a notícia da inauguração, entrei em contato com o vereador que me disse que não foi possível e precisava conversar pessoalmente. E até ontem, nada de me procurar. Enfim, passou.
Algum tempo atrás, recebi um posta da minha tia, irmã do meu pai, poste esse que o atual prefeito Lastênio deu a notícia da troca do nome do parque de Parque Prefeito Elci Pereira “PEREIRÃO” juntamente com o esclarecimento da retirada dos cisnes. Que achei uma falta de respeito, primeiro por não ter comunicado a família, segundo por dar essa notícia junto com um esclarecimento, já que era uma homenagem, não poderia ser dessa forma, terceiro que usou o nome do meu pai que era adversário político dos Barros e aproveitou disso para fazer politicagem com o nome dele, sabiam que iam alarmar, e não pensaram, o Cici faleceu, não tem problema, mas a família está aqui, e sentimos profundamente com essa politicagem.
Nós também não ficamos felizes com a administração passada, quando pediu o vereador para não dar continuidade com o projeto em homenagem ao papai (Cici – Elci Pereira). Bom, depois de todo esse desgaste psicológico, é de várias ofensas que sofremos via redes sociais. Conversei com vereador Eliseu, e perguntei porque não havia nos informado, me pediu desculpas e disse que fez o projeto porque tinha muita admiração pelo nosso pai e agradeci, pois somos realmente imensamente gratos por essa homenagem.
Porém, pedi ao vereador Eliseu que mantivesse o nome Parque da Lagoa e acrescenta-se, Elci Pereira, ficando PARQUE DA LAGOA “ELCI PEREIRA”. Pensamos dessa forma, pois assim não estaria retirando o nome que a população já apelidou e já conhece e estaria homenageando o nosso pai. Mas na última conversa hoje, me disse que é contra a legislação deixar um nome fictício e dar um nome de uma pessoa junto. Não entendo de leis, porém penso que não teria problema. E mais uma vez percebo politicagem com o nome do nosso pai. Penso que não querem deixar Parque da Lagoa pelo fato de ter sido a gestão passado que deu o nome.
Para finalizar, concordamos com a homenagem e agradecemos de coração, mas que seja PARQUE DA LAGOA “ELCI PEREIRA”. Elci Pereira era um homem simples, humilde e detestava politicagem. Um pai amoroso e que nos ensinou a respeitar as pessoas e a fazer sempre o bem.
Agradeço a compreensão de todos.
Adriana Guzzo Pereira Assis.
Baixo Guandu- ES, 19 de abril de 2021.
Fonte: Jornal Folha 1