Portal Colatina em Ação – 5 de março de 2021
De acordo com a Secretaria de Educação de Colatina, as escolas municipais de ensino fundamental já têm calendário confirmado para o retorno gradual das aulas presenciais. A partir do dia 15 de março, segunda-feira, as aulas voltam a acontecer dentro das escolas com a implantação do ensino híbrido.
De forma escalonada, retornam primeiro os estudantes das séries finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, no dia 15 de março, e no dia 05 de abril, segunda-feira, os das séries iniciais, do primeiro ao 5º ano. São em média 30 escolas municipais que retornam ao ensino presencial neste momento e 5 mil alunos matriculados nas séries finais.
Nesse formato híbrido, as turmas serão divididas em dois grupos, com revezamento semanal entre eles. Em cada semana, um dos grupos frequenta a aula presencial, enquanto o outro realiza as atividades remotas em casa, no mesmo formato de ensino a distância que já acontecia. Com esse revezamento, a escola consegue garantir os padrões de segurança para prevenção da Covid-19 e as salas de aula mantêm uma ocupação de no máximo 50%.
Adaptações de convivência
Além disso, os estudantes e profissionais da educação vão encontrar algumas mudanças nas escolas e passar por adaptações de convivência. Na sala de aula, no refeitório, em locais de fila e em outras áreas coletivas, haverá marcação no piso com o distanciamento recomendado. Para manter a higienização, totens de álcool em gel e de sabão líquido, pias para lavar as mãos, além de tapetes sanitizantes, já foram instalados em todas as unidades escolares. As famílias também estão sendo orientadas para que cada aluno leve uma máscara adicional, que deverá ser trocada durante o turno de aulas.
A entrada e saída dos estudantes também será controlada para não gerar aglomeração. No sinal das 7h da manhã, um grupo de alunos vai entrar na escola e a cada 15 minutos um outro grupo entra. Na hora das refeições, mesmo esquema com rodízio entre os alunos. Tudo isso já está sendo agendado com os pais ou responsáveis, para que as medidas sejam cumpridas de forma coletiva.
Plano Estratégico de Prevenção e Controle do Coronavírus (PECC)
No último mês, como explica o secretário Municipal de Educação, Cidimar Andreatta, uma Comissão Municipal de Prevenção e Controle do Coronavírus percorreu todas as escolas para avaliar as adequações previstas e acompanhar os reparos em cada unidade. As medidas adotadas e ações previstas mesmo em casos que necessitem de paralisação das aulas presenciais fazem parte do Plano Estratégico elaborado pelas Secretarias de Educação e de Saúde.
Modelo optativo
O retorno presencial gradativo também permite que os pais, junto com os estudantes, decidam se vão ou não aderir. Aqueles que decidirem por não optar pelo ensino híbrido, vão continuar com as aulas online oferecidas pelo modelo atual.
Ensino Infantil
A Secretaria de Educação programou um retorno escalonado para toda a rede municipal de ensino. Com isso, as unidades de ensino fundamental serão as primeiras a adotarem o ensino híbrido, enquanto as creches e as escolas de ensino infantil ainda permanecem sem as atividades presenciais. A previsão é que as atividades presenciais dos pequenos retornem também de forma gradual no mês de maio. Ainda haverá confirmação e divulgação das adequações previstas para o ensino infantil.