Portal em Ação – 27 de fevereiro de 2021
Um desprendimento de pedras assustou os moradores da localidade de Vila Augusta, em Água Doce do Norte, Noroeste do Espírito Santo, na tarde desta sexta-feira (26). O caso aconteceu por volta das 12h45.
De acordo com informações da Defesa Civil do município, que foi ao local fazer as vistorias, o desplacamento da rocha, ou seja, quando a pedra solta sozinha, pode ser explicado pelas fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. O coordenador da Defesa Civil Irenildo Adriano alertou ainda para possíveis ocorrências após as análises feitas. “A pedra da qual a rocha soltou é muito alta e outros desplacamentos podem ocorrer”, alertou.
As pessoas que estavam no local na hora do ocorrido filmaram o momento.
A estrada foi liberada e não houve feridos. A família da casa foi encaminhada para outro local. Ainda segundo informações da Defesa Civil, a casa fica na direção da pedra, por isso, a precaução em tirar as pessoas.
A Secretaria de Obras de Água Doce do Norte disse que estuda formas para evitar que a situação se repita. “Pela graça de Deus ninguém foi atingido, mas para que não aconteça uma tragédia da próxima vez, vamos pensar em uma proteção para as casas da região, como um muro de rochas, semelhante aos muros de arrimo”, explicou Irenildo.
Entenda o que aconteceu
Desplacamento de rochas consiste no movimento ocasionado pelo desprendimento de fragmentos ou placas de rochas ao longo da superfície de estruturas geológicas (xistosidade, acamamento, fraturamento), devido principalmente às variações térmicas ou à alívios de tensão.
Leia também …..
- Homem é preso após receber 5 kg de maconha pelos correios em Itaguaçu
- Covid-19 – Colatina registra um óbito e 25 novos casos nas últimas 24hr
- Apenas um município do ES está em risco alto para Covid-19
- PM detém criminoso e recupera caminhão em Aracruz
- Baixo Guandu recebe unidade do Corpo de Bombeiros e mutirão de serviços oftalmológicos