Portal Colatina em Ação – 05/02/2021
Devido ao distanciamento social imposto pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), as escolas estaduais receberam os alunos com um acolhimento mais que especial na Volta às Aulas, que ocorreu nessa quinta-feira (04). Foi o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) David Roldi, localizada em São Roque do Canaã, que promoveu atividades envolvendo diversão, alegria e muita risada, com peças teatrais.
Sedu abre dez mil vagas para curso sobre Ensino Híbrido
Com o apoio do professor de Educação Física Gabriel Carlini e da professora de Arte Rafaela Torezani, os alunos puderam aprender de forma bem-humorada sobre os protocolos de higiene e segurança contra a Covid-19, que deverão ser cumpridos na escola durante o ano letivo.
Com a ação, foi possível dar as boas-vindas de forma que, mesmo distante, os alunos pudessem sentir o carinho e o acolhimento de todos os professores e servidores da Escola David Roldi. “Promover momentos de interação é extremamente necessário, não só para acolher os alunos, mas também ensiná-los sobre a importância de respeitar as normas sanitárias para que possamos ter muitos momentos divertidos e prazerosos como esse”, disse a professora Rafaela Torezani.
1,4 milhão de pessoas ainda não sacaram o auxílio emergencial
Segundo a aluna Alice Capelete, foi um momento muito divertido. “Conseguimos matar a saudade, aprender tudo o que podemos e não podemos fazer durante esses dias na escola”, comentou a estudante.
Já a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rubens Rangel, localizada em Colatina, realizou o acolhimento aos alunos que, a partir deste ano, passam a contar com Ensino Médio Integrado em Tempo Integral, com habilitação em Administração e Segurança do Trabalho.
A professora Janice Machado ressaltou que a dinâmica educativa dessa proposta é algo desafiador. “Estou entusiasmada com o modelo proposto e disposta a aprender para o enriquecimento de minha pratica educativa”, afirmou a docente.
A diretora Michella Tinelle Margoto falou que o modelo é diferenciado e que considera que a formação integral dos estudantes passa a ser enriquecida com sua preparação para o mercado de trabalho. Já o pedagogo Vagner Cândido da Silva destacou que a experiência do acolhimento é fundamental. “Quando o estudante se sente acolhido, o mesmo consegue desenvolver um sentimento de pertencimento ao grupo. Durante a acolhida, aos poucos vamos entendendo quais são os projetos de vida de nossos adolescentes e, enquanto escola, o que podemos contribuir ao longo do Ensino Médio para a realização desse desejo pessoal de cada jovem”, enfatizou o pedagogo.
O estudante Jean Carlos Galon Damiani, matriculado no curso de Administração, contou que o acolhimento foi algo diferente do já vivido por ele. “Os colegas de sala são muito educados e os professores preparados para conduzir os trabalhos. Minha expectativa com curso é me preparar para cursar uma faculdade. Para isso, é necessária uma formação acadêmica de excelência, a qual pretendo alcançar como auxilio dos professores”, expressou o estudante.