Portal Colatina em Ação – 17/01/2021
A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Brasil. Ela recebeu o imunizante Coronavac, desenvolvido no país pelo Instituto Butantan, no Hospital das Clínicas de São Paulo, neste domingo (17).
Ela é a primeira pessoa a receber o imunizante no país após a aprovação de uso emergencial autorizada pela Anvisa no início da tarde deste domingo (17).
Mulher, negra e enfermeira da linha de frente
Mônica Calazans, de 54 anos, mora em Itaquera, na zona Leste da capital paulista, e trabalha no hospital Emílio Ribas, referência no tratamento de Covid-19 no país. Para chegar ao seu trabalho, de acordo com um relato feito ao governo de São Paulo, ela leva cerca de uma hora e meia.
A enfermeira tem perfil de alto risco para complicações da Covid-19: é obesa, hipertensa e diabética. Mesmo assim, em maio, quando a pandemia atingia alguns de seus maiores picos, escolheu trabalhar no Emílio Ribas, mesmo ciente de que a unidade estaria no epicentro do combate à pandemia. Segundo ela, a vocação falou mais alto.
A profissional atuou como auxiliar de enfermagem durante 26 anos e resolveu fazer faculdade já mais adulta, e conseguiu o diploma de enfermeira aos 47 anos.
Corintiana, Mônica é viúva e mora com o filho Felipe, de 30 anos, conta que é minuciosa nos cuidados de higiene e distanciamento no trabalho e quando chega em casa.
“Quem cuida do outro tem que ter determinação e não pode ter medo. É lógico que eu tenho me cuidado muito a pandemia toda. Preciso estar saudável para poder me dedicar. Quem tem um dom de cuidar do outro sabe sentir a dor do outro e jamais o abandona”
Mônica Calazans, primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Brasil
Leia também …..
- PM prende dois após assalto a posto de gasolina em distrito de Colatina
- Assista: Área técnica da Anvisa recomenda uso emergencial da CoronaVac
- ES recebe 1,5 milhão de seringas para vacinação contra a Covid-19
- Equipe do Sanear faz trabalho de limpeza na Casa de Repouso Gonçalves em Colatina
- Voo para buscar vacina na Índia não decolou