Portal Colatina em Ação – 11/01/2021
As comemorações do Centenário de Colatina, que serão celebrados em Agosto, já começaram a ser planejadas pela pasta da Cultura na nova gestão do prefeito Guerino Balestrassi.
Em articulação com o Instituto Modus Vivendi, o novo Secretário de Cultura e Turismo, Adilson Vilaça, se reúne na tarde desta segunda-feira, 11, com a presidente da Instituição, Érika Kungel, para tratar do Projeto de recuperação e conservação do Patrimônio Arquitetônico e Cultural do Distrito de Itapina. O Instituto Modus Vivendi traz sua experiência com a recuperação do Convento da Penha, Igreja da Prainha de Vila Velha e do Sítio Histórico de Anchieta.
Itapina – a vila vendo o rio, a ponte e a ferrovia
Outro projeto que está sendo elaborado é o “Escritos de Colatina”, uma iniciativa do Secretário Adilson Vilaça adaptada do seu Projeto Literário “Escritos de Vitória”, criado em 1993. A reunião com membros da Diretoria da Academia de Letras do ES também acontece nesta segunda-feira, via webconferência.
Izael Jorge, o Senhor da Casaca
“Escritos de Colatina” nasce na esteira da criação da Alarc – Academia de Letras e Artes de Colatina. De acordo com o secretário, “no total, há cerca de 15 anteprojetos, para continuidade ou específicos das celebrações do Centenário, já em desenvolvimento pela equipe da Secult da Prefeitura de Colatina”.
O Folclore também vai receber atenção primordial da Secult de Colatina, que colabora com a criação da Comissão de Folclore do Noroeste Capixaba e da Mostra Identitária Capixaba, reunindo cerca de 15 grupos folclóricos do Noroeste do Espírito Santo. A Comissão terá sede em Colatina. Uma reunião para tratar do assunto também vai ocorrer nesta segunda-feira com representantes da Comissão Espírito-Santense.