Portal Colatina em Ação – 07/11/2020
O Governo do Estado anunciou, neste sábado (07), o 30º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (09) e o domingo (15). Do total de municípios capixabas, 75 estão classificados em Risco Baixo. Apenas três estão em Risco Moderado (Colatina, Ecoporanga e Santa Teresa). Não há nenhum município em Risco Alto.
A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias.
Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.
O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.
Confira as restrições durante o período de RISCO MODERADO:
- COMÉRCIO: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h e aos sábados, das 9h às 15h.
- SHOPPING CENTER: de segunda a sábado, das 12h às 20h.
- RESTAURANTES: todos os dias, até às 18h.
- BARES: funcionamento proibido.
- ACADEMIAS: liberação das atividades aeróbicas individuais.
Reunião entre prefeitura de Colatina e entidades
Para esta segunda-feira (9), a Prefeitura de Colatina convocou uma reunião entre o Centro de Comando ao combate a Covid-19, representantes de classes como: Sindbares, SindVarejistas, CDL, Sindilojistas, Polícia Militar e secretarias municipais. A reunião será para tratar as novas medidas a serem tomadas em relação a mudança da classificação do município e análise do novo mapa de risco.
Eu gostaria de saber porque em Colatina demora tanto pra cura as pessoas . Nós últimos 15 dias quem foi confirmado não chega a 400 e temos 900 casos ativos.