Portal Colatina em Ação – 05/11/2020
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, anunciou, nesta quarta-feira (04), a contratação de mais 120 leitos de isolamento nas redes privada e filantrópica para atender pacientes acometidos pelo novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo.
Confira trechos do pronunciamento:
“Desde o dia 14 de outubro registramos um comportamento na ocupação de leitos de pacientes com perfil mais leve da doença. Reavaliamos o conjunto da pandemia no Estado e identificamos que, para poder manter a retomada de serviços próprios para atender outras doenças, necessitaríamos fazer um ajuste na oferta de leitos de isolamento”.
Colatina registra 52 casos novos do Coronavírus em 24 horas e 09 curados
“Até o dia 15 de novembro vamos formalizar a contratação nas redes privada e filantrópica de mais 120 leitos de isolamento, sendo 60 de UTI’s e 60 de enfermarias, pois vivemos no Espírito Santo uma carga de doenças coexistindo na rede assistencial, seja pública ou privada.
Sine de Colatina oferta 198 vagas de emprego nesta quarta-feira(04)
Temos doenças infecciosas, doenças virais/nutricionais e metabólicas; temos as causas externas, como os acidentes; temos a pandemia afetando os serviços e também as doenças crônicas que pressionam o sistema de saúde”.
Idaf abre processo seletivo para contratação de profissionais de nível médio
“Até o momento, temos garantido a internação de pacientes não-graves isoladamente até a confirmação do diagnóstico, administrando a rede de forma adequada, sem colapsar em nenhum momento”.
“Não pretendemos voltar a suspender consultas médicas na atenção básica, assim como não pretendemos suspender as consultas na rede especializada e queremos seguir caminhando na reversão de leitos da rede própria, para atender outras condições de saúde.
Porque entendemos que não há condições epidemiológicas para voltar a ter um grau de desmobilização da rede como foi organizado na primeira onda da doença no Estado. Nossa estratégia é que a rede suportar, dentro do possível a carga de atendimento a outras doenças”.
“Temos mantido ao longo da pandemia uma boa prática de gestão de política pública, que é transparência nas avaliações; a transparência nos dados e todas as informações que permeiam as nossas avaliações e decisões. Os dados são compartilhados com a sociedade capixaba por meio do Painel Covid-19 ES”.
Mapa de Risco
“O que pode ocorrer nas próximas semanas é que a ocupação hospitalar dos leitos passando de 50% é possível que alguns municípios capixabas voltem para o risco moderado. E, então, podemos voltar a ter restrições de algumas atividades sociais e econômicas, em especial nos períodos noturnos e finais de semana.
As medidas de fato reduzem a interação e diminuem a pressão sobre a rede de serviços de saúde. Elas permitem que, preservando parcialmente suas funcionalidades, as atividades econômicas e sociais possam coexistir com a atual fase de evolução da pandemia no estado do Espírito Santo”.
No 29º Mapa de Risco do ES que vigora de 02 a 08/11/2020, dos 78 munícipios capixabas, apenas Ecoporanga estava em Risco Moderado.