Portal Colatina em Ação – 05/10/2020
Em datas comemorativas, a procura por presentes é grande e, consequentemente, a oferta de produtos com o objetivo de atrair o consumidor, também aumenta. Mas, atenção: a ansiedade por presentear, principalmente quando se trata de crianças, não pode deixar passar medidas básicas para se fazer uma boa compra.
A dica para quem quer economizar, principalmente nesse período de crise econômica, está relacionada à definição do que adquirir e quanto poderá gastar. Isso irá facilitar a compra e tornará mais fácil a pesquisa de preços em diferentes lojas.
As crianças, por sua vez, devem ser ensinadas desde cedo o valor do dinheiro, como escolher um presente que caiba no bolso e ser incentivada a poupar. Se os pais não puderem dispender de nenhum valor para um brinquedo novo, uma boa alternativa é uma tarde de lazer ou a doação de brinquedos antigos e feiras de trocas de brinquedos.
“O consumidor bem-educado pode exercer melhor os seus direitos, haja vista que a educação, além de empoderar o consumidor, garante a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações”, conforme ponderou o diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde.
Orçamento familiar
Athayde destacou a importância do consumo consciente. “Estamos passando por um período de crise econômica em razão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Sendo assim, é fundamental ter em mente que o presente ideal é aquele que agrada e que não vai desequilibrar o orçamento familiar”, conforme ressaltou.
O segundo ponto a se observar antes da compra está relacionado à possibilidade de troca de presente.
“A troca de produtos em perfeito estado é uma liberalidade da loja e não uma obrigação. Entretanto, se a loja aceita trocas não poderá estabelecer restrições quanto aos dias e horários para a realização do procedimento, segundo a Lei Estadual nº 10.689/2017. Sendo assim, informações do tipo ‘não trocamos aos sábados’, são proibidas”, conforme explicou Athayde.
O diretor-presidente do Procon disse ainda que se o produto apresentar algum tipo de defeito, é obrigação do lojista ou do fabricante sanar o problema em até 30 dias. “Leve o produto para a assistência técnica autorizada para reparo e guarde a ordem de serviço”, conforme informou.
Escolha de presentes
– Avalie a indicação de faixa etária e as questões relacionadas à saúde e segurança. Todo brinquedo comercializado no Brasil, seja nacional ou importado, precisa ter o selo do Inmetro. A certificação obrigatória é a garantia de que ele foi aprovado em todos os testes.
– Verifique se o brinquedo apresenta todas as informações necessárias em linguagem de fácil compreensão, em português. A embalagem e o manual de instruções precisam informar ainda a faixa etária a que se destina o produto, eventuais riscos, número de peças, regras de montagem, modo de usar, se faz parte de uma série ou coleção e clara identificação do fabricante ou do importador.
– Teste o funcionamento dos produtos eletrônicos na loja, sempre que possível.
– Verifique se o produto possui algum defeito aparente como ranhuras, manchas, etc.
Compra segura
– Observe os procedimentos e recursos adotados para garantir a segurança da transação. A política de privacidade adotada pelo fornecedor deve ser clara e explícita, assegurando assim que os dados pessoais e de consumo não sejam divulgados sem o consentimento expresso do consumidor.
– Atenção com a segurança! Sites clonados e perfil de loja falsa no Instagram são as principais fraudes.
– Busque referências sobre o site. Pesquise se existem muitas reclamações sobre a empresa nos órgãos de defesa do consumidor e/ou em sites de reclamações na internet e compre afinal em lojas com boa reputação.
Conferir todas as informações
– Desconfie dos sites que possuem como única forma de pagamento o depósito em conta corrente ou boleto bancário.
– Para não ter problemas em uma compra on-line é fundamental buscar informações sobre as características, preços, valores de fretes, despesas adicionais, prazo de entrega ou execução, condições e formas de pagamento, que devem constar obrigatoriamente na página. Além disso, é aconselhável o consumidor manter um contato prévio, por e-mail, telefone ou aplicativos de mensagens, com o fornecedor para conferir todas as informações sobre o produto ou serviço ofertado.
– Ao comprar pela internet, verifique se o site disponibiliza, em lugar de fácil visualização, informações básicas sobre a empresa, como nome, endereço físico e eletrônico, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou Cadastro de Pessoa Física (CPF) – quando for o caso de a venda ser feita por pessoa física – e demais informações necessárias afinal para sua localização e contato.
Formas de pagamento
– As empresas também devem informar as características essenciais do produto ou do serviço, incluídos os riscos à saúde e à segurança dos consumidores; discriminação, no preço, de qualquer despesa adicional, tais como as de entrega e seguros e informar as formas de pagamento, prazo para a entrega e afinal a disponibilidade do produto.
– Os sites devem deixar claros os meios adequados para que o consumidor exerça o direito de “arrependimento de compra”. O exercício do direito de arrependimento implica na rescisão do contrato, sem qualquer ônus para o consumidor. Lembrando que o consumidor tem até 07 (sete) dias para comunicar ao fornecedor o desejo de desistir da compra.
– O comércio eletrônico deverá cumprir as condições de oferta, com a entrega dos produtos e serviços contratados dentro do prazo estipulado, além de assumir assim a responsabilidade da entrega em perfeita qualidade, adequação e quantidade solicitada.
– O consumidor deve ficar atento e sempre exigir afinal a nota fiscal da mercadoria. A qualquer sinal de irregularidade o indicado é não receber o produto. E entrar em contato com o fornecedor para registrar assim a ocorrência e tentar resolver o problema.
Preços e pagamentos
– Os lojistas devem exibir o preço tanto à vista quanto a prazo. E a taxa de juros aplicada a todos os produtos expostos no interior da loja e vitrines.
– Os consumidores devem ser informados, por meio de cartazes, sobre as formas de pagamento aceitas pela loja.
– Os lojistas devem cumprir o preço anunciado nas prateleiras e folhetos publicitários.
– Prefira pagar à vista. Muitas lojas oferecem bons descontos.
– Não pode ser exigido um valor mínimo para a utilização dos cartões de crédito e débito.
– As lojas podem praticar preços diferenciados para pagamento nos cartões de débito e crédito e no dinheiro.
– Quando houver diferença de preços para o mesmo produto, o consumidor pagará o menor entre eles.
– O lojista poderá estabelecer um valor máximo para dividir a compra no cartão de crédito (parcela mínima).
Vou te Presentear com 10 Lições sobre a Prosperidade
Primeira lição – Aceitar que ‘investir’ não é o que você
pensou a vida toda de forma simples ‘colocar dinheiro em
algo para ter algum retorno depois’
Segunda lição – Aprender que nem tudo que aos teus
olhos parece ser bom investimento, de fato o será!
Terceira lição – Para que algo vale a pena ser investido não
pode jamais consumir sua Saúde, sua Segurança ou sua Paz
de Espiríto
Quarta lição – Não precisa ter dinheiro sobrando para
Investir de verdade
Quinta Lição – Não tenha medo de correr riscos, mas
aprenda ao máximo minimizar todos os riscos de prejuízo
Sexta lição – Os maiores investimentos NÃO são feitos
utilizando ‘dinheiro’
Sétima Lição – Investir é transformar suas riquezas para que
elas trabalham por você e não o inverso
Oitava Lição – Adquira Conhecimento sempre para executar
o que tem de ser feito, Procrastinação é o câncer da
prosperidade e do investimento
Nona Lição – Preste Atenção em cada Lição e Reflita na sua
Vida em Cada passo que der!
Décima Lição – Exclusivo para Pessoas Diferenciadas: Invista
em algo que o retorno seja seguro e certo, ainda que
demore um certo tempo, mas que você consiga ter
domínio de não por em risco sua segurança financeira,
saúde, paz de espirito. Não gaste com luxos, e nem com
supérfluos, compre apenas o essencial! Não aumente seu
custo de vida conforme você passa a ganhar mais de suas
fontes de renda. Diversifique suas fontes de renda, crie
renda passiva recorrente, crie Assinaturas, Promova
conteúdo que Agregue Valor, Ajuda às pessoas
solucionando as dores delas. As pessoas compram o que
resolve ‘dores’. E, aprenda este segredo, o Prazer vende
mais que a Dor. Promova prazer no processo de uso do seu
serviço, ou produto, e o Êxito do Sucesso será apenas
questão de tempo! -> Pensamentos, Lições e Reflexões
escritas por Márcio Roberto CEO da plataforma
https://trafegoparasite.com.br/