Portal Colatina em Ação – 29/09/2020
Um convite de amizade pelas redes sociais e o início de uma troca de mensagens. O tempo passa e as conversas chegam ao envio de fotografias íntimas, popularmente conhecidas como nudes. Nesse momento, a sedução dá lugar às ameaças e à extorsão. Esses são então os principais passos de um golpe investigado pela Polícia Civil .
Prefeito anuncia que aulas presencias não retornarão este ano
Entre os alvos estão homens, preferencialmente casados, com média de idade entre 40 a 50 anos.
Os investigadores acreditam que desde o início do contato quem envia as mensagens é um estelionatário. Ele se passa por uma jovem atraente e usa um perfil falso nas redes sociais. Suspeita-se que são enviados pedidos de amizades para vários possíveis alvos do golpe. Aqueles que aceitam a solicitação, então em um segundo momento, passam a ser vítimas da extorsão.
O mesmo roteiro
O mais recente é de um homem de 43 anos, morador do bairro Jardim Laguna, em Linhares, norte do Estado. Ele perdeu assim R$ 21,5 mil. Na companhia de um advogado, ele procurou então a delegacia para registrar o caso.
CNH Social está com 4,5 mil vagas abertas; veja quem pode se candidatar
De acordo com o chefe da 16ª. Delegacia Regional de Linhares, Fabrício Lucindo, os golpes seguem afinal o mesmo roteiro. O perfil de uma mulher jovem faz um convite de amizade em uma rede social. O homem aceita e as pessoas começam então a trocar mensagens. Com o andamento da conversa, ambos enviam fotografias íntimas — as chamadas “nudes”.
Cachorra presa em penhasco é salva por bombeiros, em Colatina
Fabrício Lucindo não descarta mais casos que não foram registrados, uma vez que as vítimas sentem-se envergonhadas de ter seus nomes registrados em ocorrências de crimes como este. A Polícia Civil não informou o total de casos registrados em Linhares.
O delegado dá uma série de dicas para evitar cair no golpe:
- Evite iniciar conversas por meio de aplicativos de mensagens com perfis desconhecidos;
- Não troque fotografias, que possam então ter conotação íntima, por meio de aplicativos, como WhatsApp ou Messenger;
- Evite conversas por meio de aplicativos com prefixo telefônico desconhecido;
- Não faça depósitos, transferências ou pagamentos para desconhecidos;
- Se for vítima de algum golpe ou então de tentativa de abordagem desse tipo, procure a polícia e registre ocorrência.