O papagaio-chauá, que se encontra na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção, foi recolhido, pois era mantido em cativeiro de forma ilegal
Portal Colatina em Ação – 02/09/2020
Nesta terça-feira (01), policiais militares do 3 º Pelotão da 1 ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), deslocaram até as localidades de Alto São Luiz e Rio Parasita, zona rural de Santa Maria de Jetibá, região serrana do estado; em decorrência de fiscalização preventiva, e apreendem então seis espécimes da fauna silvestre.
Vídeo | Bicho preguiça atravessa rodovia e é ajudado pela PM em Pancas
Foram recolhidos assim cinco trinca ferros e um papagaio chauá, espécime ameaçado de extinção. No decorrer da fiscalização foi verificado um desmate de vegetação nativa perfazendo uma área degradada de 0,15 hectares, sendo uma árvore beneficiada em pranchões.
Todos os pássaros serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) localizado em Serra e posteriormente poderão ser reintroduzidos em seu habitat natural.
Toda a documentação produzida então pela Polícia Militar Ambiental será encaminhada para o Ministério Público da região, podendo os responsáveis, responderem por crimes ambientais com penas de detenção, multa ou ambas as penas cumulativamente.