Portal Colatina em Ação – 02/09/2020
Amanda Eloi*
Diante das medidas de precauções e isolamento social, o mundo se deparou assim com um cenário de novas rotinas. Maneiras de consumo e necessidades que permitiram mudar completamente os hábitos do consumidor. Além disso, os empreendedores precisaram encontrar alternativas para sobreviver.
Lorrayne, a vedete das estradas brasileiras
O período pandêmico trouxe também para grande parte dos negócios: modificações regulatórias significativas; redução do quadro de funcionários, interrupções dos fluxos de materiais e maior visibilidade na maneira como muitos gestores conduzem seus negócios.
A situação deixou também nítida a importância de ter um planejamento para diferentes cenários e, o mais relevante; tomar assim decisões com base em previsões de entrada e saída de recursos, utilizando-se do fluxo de caixa, o que possibilita um controle financeiro.
Cocaína, maconha, crack e 50 mil, são aprendidos pela PM em São Mateus
Encontrar novas soluções na situação atual significa, antes de mais nada; buscar entender o modo como o seu negócio está sendo conduzido dentro de seu nicho de atuação. É ainda compreender que o modo como você oferece seus produtos e/ou serviços permite uma boa experiência para seus clientes, gerando valor e resultado almejado.
Dever de casa
O momento é de olhar para dentro do negócio. Identificar assim possíveis oportunidades de melhorias, levando em consideração desde o planejamento estratégico até o modo de operacionalizar e interagir com o seu público. Porém, a partir do momento que é feito o “dever de casa”, enxerga-se então o que pode ser melhor entregue para o seu público.
Prorrogado auxílio emergencial de R$ 300 até o fim do ano
Para isso, busque dialogar com outras empresas, clientes e parceiros a fim de ter uma visão ampla do que cada um busca ou necessita. É preciso também compreender a nova economia e as oportunidades que ela possibilita. Isso só é possível mapeando os envolvidos nesse cenário.
Cada negócio possui sua especificidade (particularidade), isso significa que as ações tomadas por cada empreendedor envolvem pesquisa de mercado; criatividade e foco no que realmente vai gerar resultado em cima das tomadas de decisões. Obviamente, o segredo está no modo como cada um inova afinal em seu mercado de atuação.
Construindo todos os dias
É necessário todos terem uma visão realista. O cenário é promissor para quem, antes de buscar vender seus serviços e/ou produtos, sabe o motivo de seu negócio existir e; acima de tudo, sabe para quem ele está entregando tais serviços e/ou produtos.
O futuro sempre foi incerto e, levando em consideração o cenário que todos estão vivenciando. Podemos então considerar que estamos construindo todos os dias um novo presente.
Portanto, negócio é entendimento de mercado, o que envolve estudo, pesquisa, compartilhamento de ideias, trocas de experiências e pessoas que com iniciativas. Unir conhecimentos e experiências faz toda a diferença. E quando essa união acontece por meio de profissionais competentes e éticos, isso ajuda afinal você a crescer como profissional.
(*) Administradora, fundadora do projeto Ciclo Empreendedor Universitário – CEU, consultora de Projetos da WAAH!, mentora de negócios e palestrante