Portal Colatina em Ação – 31/08/2020
Mais 530 candidatos que se inscreveram em março deste ano na primeira fase do programa CNH Social; terão a oportunidade de tirar a carteira de motorista e se habilitar para o mercado de trabalho. Isso porque, nesta terça-feira (1º), o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) divulgará, às 12h, no site www.detran.es.gov.br, a lista única de suplentes, que poderão dar início ao processo de Habilitação de forma gratuita.
Colatina registra 45 casos positivos do Coronavírus em 24 horas e 128 curados
Os candidatos contemplados têm o prazo de 30 dias para fazer a matrícula on-line a partir desta terça-feira(1/9). Para isso, os suplentes selecionados deverão acessar assim o site do Detran|ES na opção “CNH Social” e preencher os dados solicitados na área de “Matrícula Online”.
Após roubo de carro e perseguição, assaltante é preso em Afonso Cláudio
Dessa forma, terão acesso à informação de qual Centro de Formação de Condutor (CFC) deverão realizar a abertura do seu processo de habilitação, bem como os documentos necessários para tal.
Adolescente pega carro do pai, atropela e mata dois ciclistas em Tumiritinga-MG
Os interessados também devem então se atentar aos prazos estabelecidos para cada etapa do processo. Como: dirigir-se ao CFC presencialmente, fazer a coleta biométrica em uma unidade do Detran|ES. Solicitar o Exame Toxicológico no laboratório credenciado (no caso de candidato a categoria D ou E) e afinal concluir os Exames Médico e Psicológico.
O candidato que não respeitar assim os prazos estabelecidos será desclassificado e perderá o benefício.
Lista de suplentes
As vagas disponibilizadas na lista de suplentes são aquelas que não foram então preenchidas pelos candidatos selecionados. Devido ao não cumprimento dos prazos estabelecidos para o andamento do processo de habilitação e foram afinal desclassificados.
Trem de passageiros do vale volta a circular nesta terça-feira 01 de setembro
Na primeira fase do programa em 2019 foram chamados 557 suplentes, enquanto a segunda fase daquele ano convocou 675 remanescentes. A lista única de suplentes é uma iniciativa implantada em 2019 pelo Detran|ES. Que tem como objetivo preencher as vagas remanescentes com vistas ao aumento da efetividade do programa.
Seleção
A lista com os candidatos selecionados para as 2.500 vagas à época disponíveis foi divulgada no dia 31 de março de 2020. Os inscritos foram selecionados conforme os critérios previstos no Decreto Estadual Nº 4423-R, de 03 de maio de 2019, que considera menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com Ensino Fundamental completo, beneficiário do Bolsa Família e data e hora de inscrição.
Entre os candidatos que se declararam Pessoas Portadoras de Deficiência (PCD). Foram contemplados somente aqueles cuja deficiência não impeça assim a obtenção da CNH, na forma da legislação de trânsito vigente.