Portal Colatina em Ação – 27/08/2020
Uma equipe de policiais militares da Segunda Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2ªCia – BPMA), participou da soltura de 153 pássaros silvestres, na tarde desta quarta-feira (26). A região escolhida foi então de mata nativa na região Noroeste do Estado.
Leia mais …..
- Redes de pesca e pássaros silvestres em cativeiro, são apreendidos no Norte do ES
- Polícia Ambiental apreende arma e pássaros silvestres em zona rural de Ibiraçu-ES
- Ambiental apreende pássaros silvestres e armas em Baixo Guandu, Itaguaçu e São Roque do Cannã
Entre os pássaros devolvidos à natureza estão coleiros, canários da terra, sabiás e papagaios. A ação foi realizada assim após estudos para a escolha do local e parecer favorável do Ibama. E contou com a presença do comandante da 2ªCia do BPMA, capitão Rodrigo.
Sendo acompanhada pelo biólogo e coordenador do Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias) José da Penha Rodrigues e o fiscal do Ibama, Décio Luiz Castellões Motta.
Os pássaros silvestres eram mantidos assim em cativeiro sem a autorização do órgão ambiental competente. O que caracteriza então um crime ambiental, levando ao recolhimento do animal, além de sanções penais e multa ao infrator.
Os animais encaminhados pelo BPMA ao Cereias passam assim por uma rigorosa avaliação veterinária. São medicados, tratados e, após recuperação, são então reavaliados e quando aptos, são reintroduzidos à natureza, em seu habitat natural.