Financiamento é urgentemente necessário, diz diretor-geral
Cerca de 172 países estão envolvidos no plano da Organização Mundial da Saúde (OMS), batizado de Covax, desenvolvido para garantir acesso igualitário a vacinas contra a covid-19, disse a OMS nesta segunda-feira (24), mas mais financiamento é urgentemente necessário e os países devem fazer compromissos vinculantes.
“Inicialmente, onde haverá fornecimento limitado (de vacinas contra covid-19), é importante dar a vacina àqueles então em maior risco ao redor do globo“; conforme disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Gebreyesus, em briefing à imprensa.
O caminho da vacina
Se as pesquisas em curso confirmarem o sucesso que obtiveram até então, as vacinas de covid-19 serão as mais rápidas já desenvolvidas pela ciência. Menos de um ano depois dos primeiros casos da doença na China, em dezembro de 2019, testes em milhares de humanos já estão afinal sendo feitos pelo mundo, incluindo o Brasil.
Entre as pesquisas consideradas então mais promissoras, quatro realizam testes no país; a vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford, do Reino Unido; a das farmacêuticas Pfizer (Estados Unidos) e BioNTech (Alemanha); a vacina Coronavac, criada pela empresa chinesa Sinovac; e a unidade farmacêutica da empresa Johnson & Johnson; afinal a última que teve testes clínicos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na semana passada.
Antes de serem aplicadas em grande número de voluntários, essas fórmulas passaram assim por uma série de testes para verificar a segurança. Mesmo assim, muito trabalho ainda será necessário para garantir que elas sejam eficazes o suficiente para chegar aos postos de vacinação de todo o planeta e ajudar a conter a pandemia. Fonte: Agência Brasil
Leia também …..
- PM apreende pé de maconha em distrito de Pancas
- Morre empresário vítima de acidente na rodovia que liga Nova Venécia a São Mateus.
- Colatina registra 9 casos positivos do Coronavírus em 24 horas e 13 curados
- Carreta perde controle na BR-259, e sai da rodovia no trevo de Conselheiro Pena
- Vídeo: Padre Robson de Oliveira fala pela primeira após operação do Ministério Público