Portal Colatina em Ação – 19/08/2020
A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Valdício Barbosa dos Santos, localizada em área de assentamento, no município de Conceição da Barra, teve o projeto “Técnicas Sustentáveis no Cultivo do Café Conilon” selecionado na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS).
A escola desenvolve o cultivo do Café Conilon em uma área própria. O projeto tem por objetivo promover assim uma interlocução entre teoria e prática na implementação de um manejo sustentável, sem a utilização de produtos químicos na produção cafeeira, com diminuição dos custos na condução das lavouras.
Leia também …..
- Detran|ES assume distribuição de exames de aptidão física e mental para Renovação de CNH
- Colatina registra mais duas mortes por Coronavírus, 51 novos casos e 115 curados
- Cadela Jade da PM, ajuda na apreensão de Drogas em Nova Venécia e Montanha
O estudo do cultivo de café conilon de maneira sustentável iniciou nas aulas de Ciências Agropecuárias e Prática na Propriedade Familiar, com as turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, com o propósito de promover uma troca de experiência entre prática e teoria.
Na primeira etapa, os estudantes participaram de aulas teóricas sobre a cadeia produtiva do café conilon, seu manejo, custo benefício, receitas e despesas. Os estudantes puderam assim entender que é possível desenvolver o cultivo com baixo custo, otimização da mão de obra e sem adubação química; utilizando matéria orgânica da própria área de experimento da escola.
Recursos naturais
A experiência desenvolvida é uma alternativa de cultivo que pode ser desenvolvida pelos estudantes no lote de produção familiar; considerando que a grande maioria é de filhos de agricultores assentados que então cultivam o café.
As experiências realizadas na escola vêm motivando os estudantes e seus familiares para o desenvolvimento de vários experimentos em seus lotes de produção, como o cultivo de hortaliças; frutas entre outros alimentos, respeitando assim o uso dos recursos naturais e a vida na terra.
A ação vem ao encontro com a proposta de Educação no Campo; a qual os estudantes são protagonistas, e cada etapa do projeto é desenvolvida junto com seus respectivos educadores. Além disso, contribui para o trabalho em equipe e na auto-organização.