Portal Colatina em Ação – 10/08/2020
Há 37 anos a presença feminina nos quadros de atuação da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) já é uma realidade. Seja nas atividades operacionais, administrativas, de saúde e até mesmo como musicista na Banda de Música da PM, lá estavam elas marcando presença e conquistando cada vez mais espaço.
Na data de 08 de agosto, foi lembrada a criação da primeira turma de policiais femininas da Instituição Militar Capixaba.
A turma, que se formou em junho de 1984, tinha 67 policiais. Estas conquistaram patentes de tenente e até mesmo coronel. Foram atuantes tanto nos setores administrativos quanto no operacional. As atividades desempenhadas por elas, portanto, agregam valor a projetos, estratégias e ações necessárias para o bom desenvolvimento do trabalho entorno da segurança pública.
Mulheres na PMES
A inserção da mulher na PMES ocorreu em 1983, quando, por meio do Decreto de 6 de maio de 1983, foi instituída então a Companhia de Polícia Feminina.
Em agosto do mesmo ano foi aberto então o 1º Curso de Formação de Sargentos Femininos da PMES e, em junho de 1984; formaram-se afinal 67 policiais femininas.
Já em 1986 teve assim início a primeira turma de soldados femininas, que agregou mais 27 mulheres aos quadros da Corporação. As policiais femininas são atuantes em praticamente todos os setores da Corporação incluindo Batalhões, Companhias Independentes, unidades especializadas como o Batalhão de Missões Especiais (BME); a Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), o Regimento de Polícia Montada (Rpmont); o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) e, afinal na Banda de Música da PMES.