Portal Colatina em Ação – 09/08/2020
A Pedra do Cruzeiro também é conhecida como Pedra da Liberdade. O topo é alcançado após a subida de cerca de 2.200 degraus.
Localiza-se a 13 km da sede do município de Marilândia, na comunidade de Alto Liberdade.
Avistada a quilômetros da cidade, é uma das montanhas mais altas da região, com mais de 700 metros de altura.
É muito visitada principalmente no fim de semana que antecipa ou coincide com o dia 3 de maio, quando se comemora o dia da Santa Cruz.
A comunidade de Alto Liberdade fica a cerca de 6 km da sede do município, e o topo é alcançado após então subida de mais de dois mil degraus, em um caminho em meio a mata, que lembra muito atividades de caminhada ecológica.
Você vai encontrar vários animais no caminho
A história do cruzeiro, que já foi de madeira, de ferro e de cimento; destruído várias vezes pelas forças da natureza, a comunidade sempre o reconstruiu.
Saiba mais …… Escadaria gigante de 2.166 degraus em Alto Liberdade, Marilândia.ES
Em 1983 foi começada a construção da escadaria até o topo da pedra, que levaria 4 anos para ficar pronta. A escadaria foi construída pela comunidade local com grande ajuda das comunidades vizinhas.
Do começo da pedra até uma gruta que fica mais ou menos na metade do caminho, foram feitos degraus de pedra colados com cimento, num trajeto em meio à mata . Recentemente com a ajuda então do Município, da comunidade e do helicóptero da Polícia Militar para o trasporte do material, foi realizado uma reforma na cruz.
Dicas importantes:
Converse com quem já foi: pode parecer bobo, mas só assim você vai saber que dói mais para descer do que para subir, e que os degraus, às vezes, são altos demais e, às vezes, extensos demais, dificultando a subida. Pergunte o tempo gasto, como é a subida, o que precisa levar…
Leve água: você precisa de pelo menos 1 litro e meio água. Mesmo com a temperatura amena o suor já aparece então logo no início da escadaria.
Leve comida: Leve biscoitos, frutas e suco.
Coma banana prata: para você não ter então cãibras.
Use tênis: tem quem goste e se sinta mais seguro sem o tênis, mas por outro lado, o terreno tem muitas pedras e pode machucar os pés.