Portal Colatina em Ação – 23/06/2020
Sabemos que comunicação é a ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra como resposta.
Na atualidade, com o avanço da tecnologia, os meios de comunicação são importantes para todos os âmbitos da sociedade.
Leia também ….. Proibida venda de bebidas alcoólicas em distribuidoras nos fins de semana e feriados no ES
No entanto, lamentavelmente, as redes sociais têm sido espaço para a disseminação de notícias falsas. Elas ferem o princípio fundamental da comunicação: o diálogo e a comunhão entre as pessoas.
A reprodução de fake news ofende a dignidade da pessoa, fere o respeito às instituições, inviabiliza processos, enfraquece o tecido social, implanta o descrédito e afinal fragiliza o sentido da verdade.
Leia também …. Empresário de Colatina celebra 88 anos nesta terça-feira (23/06)
Neste contexto, o bispo diocesano de Colatina, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, lançou uma carta orientativa sobre o risco de disseminação de fake news.
O bispo ressalta afinal que, no começo deste mês, foi sancionada a Lei Estadual 11.135 que poderá multar aqueles que espalharem notícias falsas sobre epidemias e pandemias no Estado do Espírito Santo, alertando sobre a divulgação de conteúdos que não tenham fonte e autorização seguras.
Leia também ….. Irmãs Clarissas celebram 29 anos de presença na Diocese de Colatina
Especialmente nos grupos de Whatsapp e nos demais meios de comunicação das nossas comunidades, pastorais e movimentos, devemos evitar a transmissão assim de mensagens de cunho ideológico, partidário e demais assuntos que não sejam de interesse da nossa Igreja.
Leia, a seguir, a carta na íntegra:
Colatina, 18 de junho de 2020.
“Para não nos perdermos, penso que precisamos respirar a verdade das histórias boas; histórias que edifiquem, e não as que destruam; histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos.”
(Papa Francisco)
Queridos fiéis,
A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Que importante recado nos dá o Papa Francisco na frase acima! Inspiro-me nela para, como pastor deste rebanho, chegar até vocês com este alerta: fiquem atentos com a disseminação de notícias falsas (fake news).
Elas chegam até nós em formato de texto, vídeo ou áudio e, caso não tenhamos a devida atenção, podemos cometer o erro de acreditar, dar credibilidade e, pior ainda, repassá-las para os nossos conhecidos.
Ressalto que, no começo deste mês, foi sancionada a Lei Estadual 11.135 que poderá multar aqueles que espalharem notícias falsas sobre epidemias e pandemias no Estado do Espírito Santo.
Portanto, toda atenção é pouca! Não divulguem conteúdos que não tenham fonte e autorização seguras. Especialmente nos grupos de Whatsapp e nos demais meios de comunicação das nossas comunidades, pastorais e movimentos, evitem transmitir também mensagens de cunho ideológico, partidário e demais assuntos que não sejam de interesse da nossa Igreja.
Manifeste-se de forma responsável! Postem somente informações e notícias da Igreja que venham de fontes seguras, como a CNBB, a própria paróquia ou a diocese. Estou certo então de que conto com sua compreensão e seu apoio!
Tenham sempre em mente esta outra afirmação do Santo Padre: “O melhor antídoto contra as falsidades não são as estratégias, mas as pessoas: pessoas que, livres da ambição, estão prontas a ouvir e, através da fadiga dum diálogo sincero, deixam emergir a verdade; pessoas que, atraídas pelo bem, se mostram responsáveis no uso da linguagem”.
Em comunhão fraterna e preces,
Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias
Bispo Diocesano