Redação Colatina em Ação – 25/05/2020
Nesta terça-feira (26/5), a Diocese de Colatina comemora os 29 anos de instalação do Mosteiro Santíssima Trindade e da presença orante das Irmãs Clarissas na cidade de Colatina.
Veja também …… Vídeo | Distantes e de máscaras, fiéis se reúnem para orar em frente ao Hospital Silvio Avidos
Para celebrar a data, o bispo diocesano de Colatina, dom Joaquim Wladimir, presidirá um missa na capela do mosteiro, que fica no bairro São Judas Tadeu, em Colatina, noroeste do estado.
A celebração será nesta terça-feira (25/5), às 18 horas, e será transmitida ao vivo pelo Facebook. Acesse facebook.com/mosteirodasirmasclarissascolatina e participe !!!!
Mosteiro Santíssima Trindade
Uma presença orante no coração de Colatina
A comunidade das Irmãs Clarissas do Mosteiro Santíssima Trindade, teve início no ano 1991, através de um pedido do então Bispo Diocesano da cidade de Colatina – ES; Dom Geraldo Lyrio Rocha que em sua carta/pedido dizia: “Julgo uma grande benção de Deus poder contar desde o inicio da Diocese, com a presença orante de uma comunidade contemplativa.
A meu ver uma Igreja local está incompleta se nela não houver uma comunidade contemplativa; sinal luminoso do Reino e convite permanente à oração e à penitencia”.
Nos três primeiros anos a Comunidade instalou-se em uma casa adaptada provisoriamente na Rua Adwalter Ribeiro Soares; cuja inauguração então deu-se no dia 26 de Maio de 1991; solenidade litúrgica da Santíssima Trindade; neste mesmo dia a recente comunidade foi contemplada com um terreno com vista para a cidade no alto do monte São Francisco de Assis; Bairro São Judas Tadeu. Em 1994 a comunidade transferiu-se assim para o Mosteiro definitivo, mesmo estando inacabado.
As irmãs Clarissas – ou segunda Ordem de São Francisco – são mulheres consagradas que vivem na Clausura em permanente vida Contemplativa; isto é, em constante estado de oração e de adoração a Deus. De forma especial as irmãs clarissas são intercessoras diante de Deus em favor das necessidades da Igreja, dos fiéis católicos e de toda a humanidade.
Uma cidade onde existe um Mosteiro de vida contemplativa é extremamente abençoada pois a vida de oração e penitencia/imolação das Irmãs atrai o ‘olhar de Deus’ em forma de benção.