Na hora da compra é melhor analisar opções como: localização, tipo de imóvel, se é novo ou usado e recursos para a compra.
1. Localização
A escolha de um lugar para morar é o ponto de partida para quem quer comprar casas em Vitória ou apartamentos. O local escolhido deve atender às suas necessidades e, da sua família. Além de prezar pela segurança, também deve analisar se na localidade há escolas, supermercados, bancos, farmácias e comércio em geral.
2. Imóvel novo ou usado?
Imóvel novo: Os lançamentos trazem algumas modernidades que valorizam o imóvel, como, por exemplo os apartamentos à venda em Vitória possuem área de lazer com piscinas, academia, sala de jogos, lan house, garagem para mais de um automóvel, há mais tomadas, e todas já são adaptadas aos padrões do Conmetro, acesso para ar-condicionado e uma planta mais flexível.
O preço de um imóvel novo costuma ser mais caro que um usado mesmo possuindo o mesmo tamanho. A desvantagem do imóvel novo aparece aqui como uma vantagem para o imóvel usado, pois plantas e ambientes são mais aproveitados e espaçosos nesse tipo de imóvel.
Imóvel usado
Por questões financeiras, um imóvel usado costuma ser mais baratos e possui uma boa margem de negociação de preço. Pois em muitos casos, o imóvel só está à venda, por que o proprietário precisa vendê-lo para pagar uma dívida ou comprar outro bem. Imóveis antigos são mais espaçosos, mas a planta, é mal aproveitada para os padrões de construções atuais. Sempre verifique se o imóvel vai precisar de reforma para ficar do jeito que você deseja e inclua esse orçamento nas suas contas.
3. Utilizar o FGTS
Esse benefício é um direito que todo trabalhador com carteira assinada possui. O empregador deposita mensalmente em uma conta o equivalente a 8% do salário bruto de um funcionário.
E só é possível receber o benefício do FGTS em algumas situações específicas, dentre elas a compra de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.
4. Visite o imóvel em mais de uma vez
Antes de fechar negócio, visite o imóvel e o bairro mais de uma vez. Procure ir em dias da semana e em horários distintos do dia.
Dessa forma, você terá uma noção de como será a sua vida e de sua família nessa vizinhança, pois a compra de um imóvel é um investimento. Portanto, você deseja que ele se valorize com o passar do tempo. Por isso, procure saber se a localização do imóvel apresenta possibilidade de crescimento: construções de novas estações de ônibus, áreas de lazer, por exemplo, parques, shoppings, academias ao ar livres e comércio. A modernização e o crescimento do bairro impactam diretamente no valor dos imóveis de uma região.
Manter o padrão
Quanto mais a localidade cresce, mais pessoas desejam morar ali, resultando em áreas mais valorizadas, logo, tudo nesses locais é mais caro comparado aos mesmos produtos e serviços fornecidos em áreas mais distantes. Por isso, antes de fechar negócio, faça um planejamento financeiro e descubra se você tem condições de manter o padrão que a região lhe proporcionará.
Todas essas características ajudam a tornar um bairro um ótimo lugar para se viver. O processo de avaliar a localização do imóvel perfeito é demorado, então esteja preparado para pesquisar muito antes de tomar uma decisão da compra de um imóvel.
5. Documentação de imóveis
A documentação de imóveis pode ser um problema, pois se ela não estiver em ordem, pode prejudicar na hora do financiamento, por isso é recomendável prestar atenção na hora de financiar um imóvel em Vitória.
Em caso de dúvidas, solicite então o trabalho de um advogado especializado na área, que o certificará de que todas as normas combinadas estão descritas no contrato. Finalizando e fechando o negócio, exija uma via do contrato original, solicitando o registro do compromisso de compra e venda ou da escritura definitiva, se o pagamento foi concluído corretamente.
Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam onde encontrar bons imóveis para comprar em Vitória