Ao todo, cerca de 32 mil capixabas, em 19 municípios, deverão ser testados durante as quatro etapas, que serão realizadas a cada 15 dias
Redação Colatina em Ação – 13/05/2020
A partir desta quarta-feira (13), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dará início ao inquérito sorológico, cujo objetivo é descobrir o percentual de pessoas que já tiveram contato com o novo coronavírus no Espírito Santo. Para isso, será realizada, em 19 municípios capixabas, uma testagem em massa, que será dividida em quatro etapas, a serem realizadas a cada 15 dias.
Veja mais ….
- Casal de idosos de 99 e 91 anos de Vargem Alta-ES, estão curados do Covid-19
- VÍDEO – Maio Amarelo alerta sobre atitude de cada um frente aos riscos invisíveis nas vias
- Veja como vai funcionar o comércio de Colatina a partir dessa quarta(13)
Os agentes de saúde vão sortear algumas residências e convidar um membro da família para fazer o teste. Ao todo, cerca de 32 mil pessoas de todo o estado participarão afinal do inquérito sorológico.
A primeira etapa das testagens terá início nesta quarta-feira e segue até sexta (15). A segunda começa no dia 27 e termina no dia 29 deste mês. A terceira será de 8 a 10 de junho, e a quarta afinal, de 22 a 24 de junho. Em pronunciamento na última segunda-feira (11), o governador Renato Casagrande disse que a intenção é testar entre 5 mil a 6,5 mil pessoas por etapa.
Para a realização do inquérito, será utilizado então o teste sorológico, que é o teste rápido, para detecção de anticorpos para a covid-19. A previsão é que o resultado saia em 15 minutos. O teste é semelhante ao realizado em farmácias. A diferença é o que vai ser feito afinal com os resultados.
Mesmo com a margem de erro existente nesse tipo de teste rápido, a quantidade feita será suficiente para a Secretaria da Saúde chegar a uma amostragem estatística e, assim, ter em mãos uma valiosa informação: qual o percentual da população capixaba que já foi infectada pelo novo coronavírus, mesmo sem apresentar sintomas.