Redação Colatina em Ação – 01/05/2020
Em 24 horas o Espírito Santo registrou 8 novas mortes e 225 casos confirmados do novo coronavírus. Com isso, o número de mortes subiu para 101 e o de casos confirmados para 2.913.
As informações foram divulgadas por volta das 16h30 desta sexta-feira (01), no Painel Covid-19, plataforma digital da Secretaria de Saúde do Estado que mostra as notificações da doença, em tempo real.
Além dos números levantados pela rede pública, o sistema também inclui os dados da rede particular do Estado e de todos os municípios.
Bairros e municípios com mais casos
Os municípios com mais casos confirmados são Vila Velha (737), seguido assim por Serra (617), Vitória (588) e Cariacica (358).
No ranking dos bairros, na Grande Vitória, Jardim Camburi lidera com 109 casos, seguido por Praia da Costa (100), Itapuã (77), Jardim da Penha (60), Colina de Laranjeiras (47), Praia do Canto (45) e Praia de Itaparica (42).
Mortes
Dos óbitos, o sistema indica ainda que 57 são homens e 44 mulheres. Eles estão distribuídos nos municípios de Serra (34), Vila Velha (18), Vitória (16), Cariacica (9), Viana (3), Afonso Cláudio (2), Guarapari (2), Aracruz (1), Fundão (1), Linhares (1), Nova Venécia (1), Pinheiros (1), Presidente Kennedy (1), Santa Maria de Jetibá (1), São Mateus (1) e Nanuque (1), que fica no estado de Minas Gerais. Isso acontece, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), porque o caso foi notificado no Espírito Santo.
Ainda de acordo com painel, do total de casos confirmados, 897 pessoas estão curadas.
—————————————————————————
Dia das Mães – Encontre o presente Ideal————————————————————————–
Conforme o Ministério da Saúde orienta as recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:
- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
- Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
- Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
- Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.