Comunidade quer evitar que o coronavírus chegue até a vila, que ainda não registrou casos da doença.
Redação Colatina em Ação – 05/04/2020
Moradores de Itaúnas, em Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, improvisaram uma barreira para evitar que turistas entrem na vila.
O objetivo é impedir a chegada do novo coronavírus (Covid-19) na região, que não registrou nenhum caso da doença até essa sexta-feira (3). Conhecido como a capital nacional do forró e pelas dunas, o distrito é um ponto turístico muito procurado no estado.
Veja mais…
Exercitar Em Casa Durante A Quarentena, Saiba Como.
Motociclista Morre Na Av. Silvio Avidos Em Colatina
Padre Marcelo Celebra Missa Com Nome Das Comunidades Nos Bancos Da Igreja Em Pancas-ES
Já na estrada que dá acesso à vila, um cartaz pede a compreensão dos visitantes, com os dizeres “Vamos nos unir ao mundo ficando em casa! Não é férias”. Já perto da entrada, manilhas de concreto e estruturas de madeira foram colocadas no meio do caminho.
Moradores se revezam no local, para orientar então os motoristas que chegam. Só é permitida a entrada de quem realmente precisa assim chegar até a vila.
Proteger a população
O técnico em materiais Marcelo Olímpio foi autorizado a entrar porque precisava entregar uma encomenda a um amigo. Mas a orientação foi de que não se hospedasse na vila. “Achei correto, para proteger a população da cidade e turistas. Vem muita gente de fora”, disse.
A barreira foi criada depois que a comunidade percebeu que, mesmo com a recomendação de isolamento social, havia turistas na região. “Sabemos que a melhor maneira de contenção desse vírus é o isolamento social e a gente não estava tendo isso aqui”, disse o artesão Vitor Wilson.
Morador da vila há 40 anos, Amaral Alves Campos se uniu aos outros para reforçar a barreira. “Nossa vila é pequena e a gente não tem estrutura para uma doença dessa. Cada um tem que fazer a sua parte”, disse.
Reservas canceladas
Eulo Mourão é dono de uma pousada na vila, que está fechada desde o dia 20 de março, quando os últimos hóspedes saíram. Depois disso, todas as reservas foram canceladas. A previsão inicial era reabrir no dia 7 de abril, mas ele sabe que esse período vai se estender.
Mesmo que isso comprometa o trabalho e a renda dele, Eulo apoia o movimento dos moradores. “A vila estava tendo uma movimentação externa de turistas e isso foi uma reação da comunidade com receio de que isso fragilizasse ainda mais em relação à pandemia”, disse.
No distrito, apenas setores essenciais do comércio estão funcionando, como mercearias e farmácias.
Um decreto da prefeitura de Conceição da Barra proíbe o acesso às praças, praias, parques, rios e ao calçadão da orla, até o dia 21 de abril.
A prestação de serviço de transporte rodoviário municipal, intermunicipal ou interestadual por ônibus ou vans que tenham como ponto de partida ou chegada ao município também está temporariamente suspensa. Fonte: G1