Redação Colatina em Ação – 03/04/2020
O Google anunciou nesta quinta-feira (2) que vai destinar mais US$ 6,5 milhões para combater à desinformação na internet. O principal objetivo é confrontar notícias falsas a respeito da pandemia do novo coronavírus.
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Parte do investimento será voltado para a atividade das agências de checagem de fatos sem fins lucrativos Full Fact e Maldita.es. Essas organizações devem concentrar seus esforços para desmentir conteúdos enganosos referentes à Itália, Espanha, Alemanha, França e Reino Unido.
Os cinco países enfrentam cenários delicados da pandemia, com dezenas de milhares de pacientes infectados. Só a Itália registra 115 mil casos confirmados da doença e mais de 13 mil vítimas fatais.
De acordo com o Engadget, o Google também vai trabalhar com Meedan, uma empresa fins lucrativos que oferece softwares para redações, ONGs e instituições acadêmica com a proposta de aprimorar a qualidade de informação no âmbito digital.
Outro projeto que deve receber recursos é o First Draft. Trata-se de um hub formado pelo Google News Initiative em parceria com outras nove organizações. Além de desenvolver pesquisas sobre desinformação, o projeto oferece uma série de treinamentos para jornalistas adotarem boas práticas e atividades contra conteúdos enganosos.
Em relação à pandemia do novo coronavírus, o First Draft disponibiliza ferramentas de checagem de fatos, bem como treinamentos para profissionais de mídia atuarem em meio ao surto global da doença.
Nesta semana, o Google também anunciou outra iniciativa de enfrentamento ao coronavírus. A companhia prometeu um pacote de R$ 800 milhões voltado à instituições de saúde, pequenas e médias empresas e órgãos governamentais. A ação prevê créditos na plataforma de anúncios do Google, bem como a constituição de um fundo de financiamento para apoiar negócios afetados pela crise.
Fonte: Engadget