Redação Colatina em Ação – 28/02/2020
Nesta sexta-feira (28), a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE), recebeu a notificação de mais quatro casos suspeitos de Codiv-19 (novo Coronavírus) no Espírito Santo. Com isso, chega assim a cinco o número de casos suspeitos no Estado.
Veja mais….
Acidente Na BR-101, Em Bebedouro, Linhares-ES
Caminhão Dos Correios Cai Em Ribanceira Na ES-164, Em Vargem Alta-ES
Casa Pega Fogo Em Alto Rio Novo-ES
Além do caso já em investigação encaminhado ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro, outros quatro já foram analisados pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES), sendo descartados para influenza A e B e para o vírus sincicial respiratório e também serão remetidos à Fiocruz.
As cinco notificações são oriundas das regiões Central e Norte, além da Grande Vitória. Todos os pacientes apresentam quadro de febre e histórico de viagem recente a um dos países relacionados nos critérios do Ministério da Saúde para definição de caso suspeito para o Codiv-19. Segundo o coordenador do COE, Luiz Carlos Reblin, todos os pacientes apresentam quadros leves, sendo recomendado o isolamento domiciliar.
Critérios para definição de casos suspeitos
O coordenador do COE, Luiz Carlos Reblin, lembra que para se tornar caso suspeito, o cidadão tem que apresentar sintomas dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde: febre e sintoma gripal; como tosse ou falta de ar, e vierem da Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia.
Já faziam parte dos critérios, os países Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.
Após o Lacen-ES descartar as amostras coletadas para influenza A e B e para o vírus sincicial respiratório; o material é encaminhado para a Fiocruz, que é o laboratório de referência determinado pelo Plano Contingência para o Covid-19. O resultado deve ser divulgado afinal em até sete dias.
Plano de contingência
Desde o início dos primeiros casos de Covid-19 na China; o Espírito Santo elaborou um plano de contingência para evitar a circulação do vírus no Estado.
Entre as definições apresentadas estão a definição dos hospitais de referência; que serão o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, referência em atendimento pediátrico, e o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra, que tem afinal a expertise de atendimento a casos graves.
A remoção dos pacientes com casos suspeitos para os hospitais de referência; de acordo com o plano, ficará a cargo do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) e do serviço de remoção estadual nos municípios que não têm Samu.
Em relação ao atendimento a ser realizado nos municípios, que poderá ser a porta de entrada de casos suspeitos; todos os profissionais já estão sendo orientados e capacitados para identificação da infecção. Os municípios também estão orientados a realizarem a comunicação obrigatória por meio do FormSUS, para que haja a notificação imediata dos possíveis casos.
O Lacen-ES fica responsável pelas análises das amostras enviadas pelas unidades de saúde. No local, as amostras serão analisadas para triagem de outras viroses e; caso os resultados descartem casos de influenza ou outras viroses, o material será enviado para o laboratório de referência nacional (Fiocruz) para confirmação ou descarte do caso.
O Plano Estadual de Prevenção e Controle do Covid-19 pode ser acessado no link:
Prevenção
Até o momento não há um tratamento específico para a doença; que é transmitido por gotículas de saliva e catarro que se espalham afinal pelo ambiente. Por isso é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool.