Redação Colatina em Ação – 18/02/2020
Os operários que estão trabalhando na reforma da Praça São Pedro em Baixo Guandu; na região Noroeste do Espírito Santo, encontraram 04 cápsulas deflagradas de fuzil.
As cápsulas foram encontradas pelos funcionários da construtora, durante as escavações na área da Praça São Pedro, que está passando por reformas.
A empresa que está fazendo as obras; entregou as cápsulas na Secretaria de Cultura, a secretária Jane Ribeiro disse que as cápsulas podem ter sido utilizadas na Revolução de 1930; no episódio em que Aldomário Falcão combateu a invasão de soldados de Minas Gerais que queriam invadir o Espírito Santo, passando por Baixo Guandu-ES.
Jane enviou o material para o Capitão da 2ª Cia do 8º Batalhão da Polícia Militar; Wagner Batista, que através de um armeiro de Colatina vai ajudar a confirmar o calibre, o modelo do fuzil e procedência da fabricação.
Conforme informações não oficiais, as cápsulas podem ser de cartuchos de 7mm, de Fuzil Mauser; que eram usados em 1929 e também foram usados na Revolução de 1930, podem ser consideradas como relíquias da guerra.
O local onde as cápsulas foram encontradas talvez pode ter sido usado como trincheira pelos soldados daquela época que guerrearam então durante a Revolução.
Durante a construção da Praça São Pedro aquela área foi aterrada, podendo assim as cápsulas terem vindo de outro local onde se extraiu a terra. Mas essa hipótese está descartada devido a profundidade que as cápsulas foram achadas, na camada abaixo do aterro feito no período. Fonte e Fotos A Tribuna do Vale