Redação Colatina em Ação – 13/02/2020
A Policlínica Municipal e mais oito Unidades Básicas de Saúde começaram, na última segunda-feira, dia 10; a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, para crianças, adolescentes e jovens com idades entre 5 e 19 anos; conforme o cronograma do Ministério da Saúde.
Veja mais…
Vídeo | Terror Na Av. Leitão Da Silva Em Vitória-ES, Criminosos Fecham Trânsito
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é a vacina.
Bairros
O atendimento vai continuar acontecendo até no dia 13 de março; e está sendo feito de segunda a sexta-feira, de 7h30 as 16h30, na Policlínica Municipal; nos bairros São Silvano, São Pedro, Colúmbia, Ayrton Senna e Honório Fraga; e também no interior, nas sedes dos distritos de Paul de Graça Aranha, Itapina e Baunilha.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), no próximo sábado será o “Dia D” de vacinação contra a doença; que vai acontecer na Policlínica, e ainda na Unidade de Saúde de São Silvano, de 8 as 15 horas.
Cartão de Vacinação
A Secretaria espera o comparecimento das crianças, adolescentes e jovens que ainda precisam de alguma dose que falta para completar o Cartão de Vacinação.
Conforme a coordenadora Municipal dos Programas de Imunização, Tuberculose e Hanseníase; da Semus, Deisiele Zucolotto Fornaciari, “a ação é seletiva, ou seja; só vão receber a dose da vacina para as pessoas que estiverem com o esquema em atraso.
Nós estamos pedindo para quem quiser ser vacinado e pertence à faixa etária exigida que traga o seu Cartão. Quem estiver com a dose em atraso vai receber a dose; e quem estiver com o cartão completo não vai receber uma dose extra porque não tem necessidade”.
Conforme Lei
Ela disse que a expectativa da Secretaria é que não haja uma procura muito grande; porque o município de Colatina já vem atuando conforme a Lei estadual 10.913/2018; que obriga a apresentação do Cartão de Vacinação atualizado no ato da matrícula dos alunos de até dezoito anos de idade; em todas as escolas da rede pública ou privada, que ofereçam educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
“Está tudo tranquilo, porque todas as nossas crianças, adolescentes e jovens; têm as suas cadernetas de vacinação avaliadas para fazerem as matrículas e rematrículas nas escolas. Então, a faixa etária que a lei contempla corresponde ao mesmo público-alvo da Campanha. Nós estamos avaliando as cadernetas”.
Estão em dia
Acrescentando, Deisiele afirma que nessa faixa etária há em torno de 15 a 17 mil pessoas. “Por isso que a nossa expectativa de procura da vacina é pequena; porque a gente tem o mesmo público da Lei e desde o ano passado vem cumprindo o que ela determina.
Todas as pessoas nessa faixa de idade estão recebendo a declaração de que estão em dia; ou quem não estava em dia já regularizou, para poder entregar na escola a declaração que está sendo exigida”, explicou a coordenadora. Fonte: Comunicação Social da PMC