Redação Colatina em Ação – 27/12/2019
Não há quem resista aos pratos tradicionais da Ceia de Natal e das festas em comemoração a virada do ano, não é mesmo? As reuniões para celebrar essas datas sempre contam com variadas delícias como peru e pernil assados, rabanada, pavê, panetone, além disso; bebidas alcoólicas como cervejas, vinhos e espumantes.
Como se não bastassem tantas opções de pratos, ainda tem o almoço posterior a essas datas, geralmente com mais fartura à mesa. Conforme a especialista Luciana Neitzke, nutricionista do município de Santa Maria de Jetibá, é normal após toda comilança, o corpo dar sinais de constipação, enjoo, sensação de estar cheio demais, ou até mesmo de intoxicação, com fígado e rins sobrecarregados.
Limpeza dos excessos
A nutricionista explica que é possível superar o desconforto com tranquilidade ingerindo frutas e folhosas que têm ação de limpeza dos excessos no organismo como, por exemplo, maçã, laranja, abacaxi, melão, tomate, beterraba, limão, mamão. Entre as folhosas, o agrião, a couve e todas as folhas verdes escuras.
“As folhas verdes escuras são ricas em vitaminas do complexo B, que facilita o metabolismo dos carboidratos e proteínas, estimula as enzimas e neutraliza as toxinas. O recomendado é que se coma crua, pois assim é garantida a ingestão de uma quantidade de desintoxicante que seriam as fibras e a água que tem no alimento”, ressalta a nutricionista.
In natura
Sobre as frutas cítricas, a nutricionista acrescenta que elas apresentam o composto limonoide que faz com que o fígado libere mais toxinas do organismo. “Elas também podem ser consumidas in natura, ou no preparo dos alimentos como peixe, nos molhos da salada ou nos sucos”, enfatiza.
Para quem quer uma ação rápida e efetiva, Luciana Neitzke afirma que uma boa dica é acrescentar nas preparações, como no suco, a banana-verde congelada, pois a fruta apresenta boas quantidade de amido resistente que chega intacto ao intestino. Lá, segundo a especialista, como se trata de fibra, não é digerida e serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino e, assim, contribui para o desenvolvimento da microbiota intestinal.
Ceasa/ES
“O famoso suco verde feito com abacaxi, couve e gengibre funciona como um agente rápido na sensação de constipação depois do exagero na ceia”, acrescenta.
Para encontrar alimentos com qualidade, conforme o gerente de mercado das Centrais de Abastecimento do Espirito Santo (Ceasa/ES), Antônio Neto, explica que na Unidade de Cariacica é possível encontrar produtos de época frescos, com preço acessível e que podem ser comprados direto com o produtor ou nas lojas que estão nas dependências da Ceasa.
“Além da variedade de produtos, o fácil acesso às Centrais, é um fator assim importante para o usuário que deseja comprar na Ceasa. A unidade de Cariacica está em um ponto principal da Região Metropolitana da Grande Vitória e conta então com uma gama de produtos produzidos no Espirito Santo. Também oferece produtos importados, como o alho e a maçã, oriundos da China e da Argentina, respectivamente. Sem dúvidas o interessado vai encontrar à sua disposição tudo o que é necessário para balancear a sua alimentação”, enfim pontua Neto.
Confira algumas dicas de alimentação saudável:
Suco rosa
1 cenoura
10 g de gengibre
1 limão
2 maçãs
150 ml de água de coco
Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e beba em seguida.
Sopa de legumes
100g de frango desfiado (Preparo: cortar em cubos em seguida colocar em uma panela de pressão)
1 cenoura
1 abobrinha
2 chuchus
2 tomates maduros sem sementes.
Juntar então 1 litro de caldo de legumes e cozinhar na pressão por 15 minutos, até os legumes amolecerem. Bater todo o conteúdo então no liquidificador e se necessário passar por uma peneira. Colocar a sopa na panela e esperar ferver. Para finalizar acertar o sal, colocar o frango já cozido e desfiado e salpicar assim com folhinhas de manjericão).
Suco verde
01 banana-verde congelada
01 pedaço pequeno de gengibre
02 fatias de abacaxi
01 limão sem casca
02 folhas de couve
200 ml de água
Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e beba em seguida
Fonte: Ceasa