Redação Colatina em Ação – 16/12/2019
O governador Renato Casagrande assinou o Decreto nº 4548-R, publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (16); que instituiu a Política Estadual para a rede de Urgência e Emergência – componente Serviço Móvel de Urgência, denominado “Samu para todos”.
A assinatura ocorreu na tarde da última sexta-feira (13); e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante reunião no Palácio Anchieta, em Vitória.
Proposta
A iniciativa tem o objetivo contudo de ampliar o acesso da população ao Samu 192. Para isso, o Governo do Estado; por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) cofinanciará a implantação do serviço em 60% (depois de deduzir o custo com o repasse federal) para os municípios que aderirem a proposta; utilizando a base de cálculo tripartite sobre o teto do valor de referência per capita mês.
A contrapartida dos municípios será de 40%, além de disponibilizar a infraestrutura padronizada das bases descentralizadas; que deverão estar estrategicamente localizadas, de forma a contemplar os atendimentos da região.
Entidades filantrópicas
A adesão dos municípios poderá ser feita de forma individual, em parceria por meio de articulação consorciada; fundação pública, contratualização com entidades filantrópicas, pactuação de município polo ou afinal outras formas de articulação regional.
De acordo com o secretário Nésio Fernandes, a expansão do Samu é um avanço. “É um movimento para qualificar a atenção pré-hospitalar; um grande salto que vai permitir que o município seja o dono do contrato; que tenha governança regional que fará com que o Samu expanda rapidamente com apoio pleno do Governo do Estado”.
Samu 192
O Samu 192 faz parte da rede de Urgência e Emergência do Estado. É um serviço de socorro que funciona 24 horas; por meio da prestação de orientações e do envio de unidade móvel e equipe capacitada para realização do atendimento.
Sua finalidade é afinal prestar socorro à população em casos de risco à vida, realizando atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas.
Atualmente o Samu serviço atende a 51% da população do Estado, estando presente em 18 municípios, abrangendo uma população de aproximadamente 2,2 milhões de pessoas.
31 ambulâncias
Com o crescente aumento da demanda existe a necessidade de ampliar a cobertura afinal para todas as regiões do Estado do Espírito Santo; com vistas então a atender o paciente com o melhor recurso no menor tempo possível. Atualmente, o Espírito Santo conta assim com 31 ambulâncias do Samu sendo 22 unidades básicas e nove unidades avançadas.
Municípios já atendidos pelo Samu 192: Afonso Cláudio, Anchieta, Brejetuba, Cariacica; Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Itaguaçu, Itarana, Marechal Floriano, Piúma, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória. Fonte: Sesa