Redação Colatina em Ação – 04/12/2019
Preocupada com a inserção de detentas no mercado de trabalho, a Direção do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) promoveu, nessa segunda-feira (02/12), uma palestra sobre comportamento adequado para entrevistas de emprego e confecção de currículo.
A apresentação foi direcionada a 40 presas do regime semiaberto, que já estão prestes a ganhar a liberdade e retornar ao convívio social.
O conteúdo, com duas horas de duração, foi proferido pelo diretor do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Colatina, Jorge Alexandre Fagundes. A ação faz parte do Projeto Reconquistando a Liberdade, desenvolvido pela unidade prisional, em conjunto com o setor Psicossocial, que prepara as detentas do semiaberto para o mercado de trabalho.
“Muitas tinham dúvida de como construir o currículo e a função dele para alcançar uma recolocação no mercado. Discutimos todo esse processo e desmistificamos a entrevista de emprego. Tudo que o empregador quer é conhecer o candidato e ver se ele se enquadra no perfil que a empresa deseja”, conforme explicou Fagundes.
Conforme a interna Adma Gomes Rodrigues, a palestra foi muito produtiva. “Vai me auxiliar muito na hora de elaborar meu currículo. Eu não sabia como fazer isso, mas aprendi que com o documento é possível um melhor direcionamento para conseguir emprego lá fora”, afirma.
“Este tipo de palestra orienta as mulheres custodiadas a estruturar um currículo que possa chamar atenção de um recrutador, sendo portanto também a porta de entrada para entrevistas de emprego, quando as mesmas estiverem em liberdade”, ressalta a diretora do CPFCOL, Maria Aparecida de Freitas. Fonte: Sejus