O encontro, intitulado “Olhares e Saberes – Mulheres Indígenas”, foi realizado na Escola Primo Bitti.
Redação Colatina Em Ação – 04/12/2019
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti, em Aracruz, promoveu, no último dia 29 de novembro, o encontro “Olhares e Saberes – Mulheres Indígenas”. O evento, que teve danças e palestras, contou com a presença de índios da tribo guarani, que fica localizada no município.
Um dos temas abordados nas palestras foi sobre o trabalho das parteiras. Também houve a apresentação de um livro sobre culinária indígena. Conforme a professora de História e idealizadora do evento, Sandra Guimarães, contou que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura guarani. “A nossa ação de promover a cultura indígena em nossa escola já foi considerada um avanço pelo povo indígena”, disse.
Durante o evento, além de muita dança indígena, além disso também foram declamadas poesias e apresentadas peças teatrais, além do depoimento da índia Raquel, sobre as mulheres na política.
Para o índio guarani Vander Karaí, a música principalmente foi uma forma de levar aos estudantes a cultura indígena. “Foi uma forma de mostrar o nosso cântico. Mas precisamos mostrar ainda mais como estamos abertos para receber as pessoas”, afirmou.
Conforme a aluna Jhennyfer Victória Bordinhão, “a lição que ficou, foi que o preconceito nunca vale a pena”, comentou. Para o estudante João Victor Faltz, a interação é necessária parar para observar mais sobre a cultura indígena. “Temos que entender que os índios precisam de mais liberdade”, destacou.
Texto: Soraia Camata