Redação Colatina em Ação – 03/12/2019
Para oferecer melhores condições de aprendizagem, a Prefeitura começou o projeto de aquisição de aparelhos de ar-condicionado, para equipar as escolas da rede municipal de ensino. Gradativamente contudo, a intenção é proporcionar o benefício a todas as 89 unidades, instalando em salas de aula, e também nas salas dos professores, de supervisão e de direção.
O atendimento está começando primeiramente nas escolas que já têm padrão de entrada de energia elétrica adequado para a instalação. Até o final de dezembro serão instalados enfim 108 aparelhos em sete escolas da Educação infantil e do Ensino fundamental. Serão nos Centros de Educação Infantil, Padre José Bertollo (9) e Nossa Senhora Aparecida (5).
Empresas fornecedoras
Nas de Ensino Fundamental, são a Maria da Luz Gotti (13), Colúmbia (31), Antônio Nicchio (8), Matilde Guerra Comério (15) e Adwalter Ribeiro Soares (27). Os aparelhos estão custando um total de R$ 321 mil e as empresas fornecedoras são a LP Coelho e a Top One Thousand Comércio.
Contudo as escolas que não têm o padrão adequado vão precisar ter. Por isso, a Prefeitura vai instalar os padrões para que os aparelhos sejam colocados nas salas. No último dia 22 de novembro, foi realizada licitação para a contratação afinal de uma empresa para a execução dos projetos elétricos de 15 unidades.
Centros de Educação
São as Escolas de Ensino Fundamental São Marcos, Frei Isaías Leggio da Ragusa, Dr. Carlos Germano Naumann, Luiz Dalla Bernardina, Benildo Bragatto, Ernesto Corradi, Oséas Rangel Amorim e Cleres Martins Moreira. Também os Centros de Educação Infantil Municipal Vista da Serra, Nossa Senhora da Penha, São Vicente de Paula, Anjo da Guarda, Evanilda Barbosa e Pernalonga. E ainda a Pré-Escola Marcelo Correa.
Assim que os projetos estiverem prontos e forem aprovados pela Empresa de Luz e Força Santa Maria (ELFSM), eles serão encaminhados para a contratação de empresa para a execução dos serviços de instalação dos padrões, para em seguida serem colocados os aparelhos de climatização dos ambientes.
A intenção da prefeitura é equipar todas as unidade até o ano 2020. Fonte: Comunicação Social da PMC